Moradores do antigo lixão em Arapiraca estão relegados a própria sorte e cobram ações da Prefeitura

15/05/2021 12:42 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

De acordo com relatos de moradores ações emperram na divisão de tarefas das secretarias envolvidas e na burocracia.   

Os moradores que residem no bairro Mangabeiras, antigo lixão, periferia de  Arapiraca, estão enfrentando sérios e graves problemas e o mais grave, relegados a própria sorte  Em razão das chuvas que continuam caindo em toda região Agreste aliada a falta de estrutura das moradias, e as ações de políticas públicas, segundo relatos, eles perderam móveis e documentos, e temem que algo mais sério possa acontecer.

A  péssima estrutura dos barracos na grande maioria cobertos de plásticos e papelão  estão danificados e com risco de desabaar, e alguns moradores relataram que parte da estrutura de onde vivem já desabou.

Além das pingueiras, existe a proliferação animais peçonhentos no local com sérios riscos à saúde pública dos moradores. Na comunidade vivem crianças, adultos, idosos, e mulheres grávidas. Os transtornos enfrentados acabam se intensificando cada vez mais, principalmente no período do inverno.

Sem condições financeiras para uma melhoria nas residências os moradores esperam uma solução em curto prazo da Prefeitura de Arapiraca, Coordenação de Defesa Civil, Ação Social, Saúde e demais órgãos do Governo Municipal. 

De acordo com relatos dos moradores, as ações deveriam serem mais imediatas, no entanto a divisão de tarefas por parte das secretarias municipais e a burocracia “travam” uma solução emergencial a curto prazo para esses famílias carentes que estão sofrendo e relegadas a própria sorte. 

Prefeitura de Arapiraca emitiu nota, confira

“Resolver a situação dos moradores da comunidade Mangabeiras, do antigo lixão, é prioridade para a Prefeitura de Arapiraca. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Fabricia Galindo, desde março, está sendo realizado um levantamento para habitação dessas pessoas.

A comissão composta pela secretaria de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, três representantes de moradores e os promotores Rogério Paranhos e Lucas Mascarenhas avaliou medidas a longo e curto prazo para as 69 famílias que residem no local.

A curto prazo, o prefeito Luciano Barbosa assinou o Projeto de Lei que dispõe a criação do Auxílio Ermergencial às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social habitacional que residem no bairro Mangabeiras, no valor de R$ 200 reais. O projeto já foi encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores e aguarda aprovação.

Além dessa solução, a secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da secretária Simone Romão, está atualizando o projeto habitacional para pleitear recursos e construir as moradias.

Vale ressaltar que, em todos os momentos os representantes sempre estiveram presentes e as decisões sempre foram acordadas com a comissão”.

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..