O Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro-AL) denunciou ao Ministério Público Estadual (MPE-AL) os inúmeros casos de estudantes da área da saúde que estão “furando a fila” da vacinação contra a Covid-19 em Maceió.
Em entrevista ao CadaMinuto, o presidente do Sinpro, Eduardo Vasconcelos, afirmou que alunos dos cursos de medicina, fisioterapia, biomedicina e nutrição estão apresentando formulários falsos de estágio para justificarem a imunização.
“Queremos saber quem é o responsável, quantas pessoas e desde quando isso está acontecendo”, disse. “Quem irá bancar a segunda dose dessas pessoas?”.
Vasconcelos lamenta que, no lugar de grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e professores, estudantes que não fazem parte do grupo prioritário tenham “furado a fila” da vacina.
Ele complementa que alunos de instituições públicas e privadas estão envolvidos no caso, e que muitos estão alterando formulários de aulas práticas (que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não garante prioridade na vacina) e preenchendo com informações de estágio obrigatório nos ambulatórios das unidades de ensino, por exemplo.
Em grupos de alunos de medicina, uma conversa sobre a falsificação do documento de estágio está circulando, em que as pessoas falam sobre o preenchimento do formulário com dados falsos.
“Os alunos estavam colocando na rede social, zombando diretamente da de todo mundo”, reforçou o presidente do Sinpro. “Não só o pessoal da rede privada, mas todos os estudantes da área de saúde [fizeram isso]”.
A primeira denúncia veio de um aluno do curso de saúde que denunciou, anonimamente, à ouvidoria do Sinpro que a grande maioria dos estudantes estava fraudando o termo de estágio.
“Então, pode ser uma coisa muito grande e um escândalo grande”, reforçou.
A Prefeitura de Maceió disse que, em consenso com as instituições de ensino, decidiu que estudantes agora devem apresentar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) no momento da imunização, ao invés das declarações solicitadas anteriormente.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde reitera que os critérios sobre grupos prioritários e suas faixas etárias para vacinação contra a Covid-19 foram estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Dentro das normas do PNI, não fazem parte, na atual fase da campanha, os estudantes da área de saúde em aula prática. Dessa forma, a Secretaria e universidades e Instituições de Ensino Superior nas quais os estudantes estão vinculados pactuaram pela substituição das declarações anteriormente exigidas para imunização, pelo Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Nesse documento, inclusive, constam inicio e fim do curso, entre outros requisitos.
*Estagiária sob supervisão da editoria










