Na véspera Dia do Trabalhador, profissionais que prestam assistência técnica por meio da Emater Alagoas para agricultores do Baixo São Francisco, Agreste e Litoral Sul receberam veículos para desenvolver as atividades do dia a dia.
A entrega dos carros aconteceu em Penedo, logo após encontro entre o gestor da Emater Alagoas, Adalberon Júnior, com técnicos do órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) que atuam nos dez municípios da regional cuja sede funciona em Penedo.
A reunião técnica também contou com a participação do Secretário Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Pedro Felipe Queiroz. A parceria entre a Semada Penedo e a Emater Alagoas foi elogiada por Adalberon Júnior pela continuidade das ações previstas no termo de cooperação.
Há cinco anos orientando pequenos produtores rurais, em conjunto com a equipe da Semada, o técnico Luís Carlos Santos destaca a importância do contato direto com o agricultor, relação que promove assistência especializada e facilita acesso a serviços, como a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf.
Com a DAP, o produtor rural pode ter acesso a linhas de crédito e ser incluído em políticos públicas que asseguram a compra do que ele cultiva. Em Penedo, os programas PNAE e PAA adquirem alimentos produzidos pelo homem do campo, sem atravessadores, avanço gerado pela parceria entre os governos estadual e municipal.
Sementes
“Agora, cerca de 600 agricultores penedenses terão sementes para produzir milho, feijão e arroz. Nossa equipe cadastrou esses trabalhadores para o programa Planta Alagoas e devemos receber as sementes na próxima semana”, informa o Secretário Pedro Felipe.
A assistência técnica em Penedo também está reforçada com o trabalho da bolsista Cleice Fátima Alves. Sua atuação na zona rural e dos demais técnicos é fundamental para o trabalho que pode render mais de R$ 51.000.000,00 (cinquenta e um milhões de reais) para a regional composta por Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela.
A estimativa foi divulgada pelo gestor da Seagri, Maykon Beltrão. “Para cada real investido por meio do Planta Alagoas, a estimativa é gerar retorno de 30 reais. Nós estamos investindo aqui, essa regional, um milhão e setecentos mil reais e o recurso gerado pela safra também vai circular na região”, disse o Secretário Estadual de Agricultura.
O Prefeito Ronaldo Lopes afirmou que a zona rural tem prioridade no governo que administra com o Vice João Lucas, desde o primeiro dia da gestão, quando foi iniciado um trabalho de recuperação das estradas vicinais.
O homem do campo também tem acesso aos mesmos serviços ofertados na cidade, seja por meio de busca ativa ou com a descentralização das ações desenvolvidas pelo poder público.
Ronaldo Lopes destacou ainda os avanços para Penedo em parceria com o Governo de Alagoas, agradecendo as boas notícias para o homem do campo e o apoio do deputado federal Marx Beltrão e do Secretário Maykon Beltrão.
A reunião realizada na Casa de Aposentadoria também serviu para o anúncio da ampliação do Programa do Leite em Penedo, que voltará a atender 200 famílias em situação de vulnerabilidade social com a distribuição do alimento.
A solenidade restrita e realizada com os devidos cuidados em relação à pandemia de Covid-19 contou com a participação do Vice-Prefeito de Penedo, João Lucas; dos vereadores Rodrigo Regueira, Marcelo Pereira, João Ferreira (Irmão João) e Bili Marques.