Arapiraca suspende aplicação da 2ª dose de Coronavac até a chegada de novos imunizantes

26/04/2021 07:41 - Roberto Gonçalves
Por redação
Image

Desde a semana passada Alagoas sofre com a falta de vacinas da Coronavac. A vacinação chegou a ser suspensa, foi retomada, mas durou apenas 48 horas e teve que ser suspensa mais uma vez a aplicação da segunda dose, por falta de doses. Nesta segunda-feira (26/04), ocorre a vacinação da 1ª dose de Astrazeneca para idosos acima de 60 anos; da 2ª dose da Astrazeneca para idosos acima de 85 anos e 2ª dose da Coronavac apenas para trabalhadores da saúde, que foram reservadas para profissionais da linha de frente.

De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, na última quinta-feira (22/04), o município recebeu do Governo do Estado uma remessa reduzida de vacinas Coronavac, 2.500 doses, e retomou a aplicação da segunda dose nos três pontos de vacinação.

Na sexta (23/04), 976 pessoas imunizadas. Já no sábado (24/04), 1.597 pessoas foram vacinadas. Destas, 2500 foram a D2.

A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy, explicou que as vacinas enviadas foram destinadas exclusivamente para quem estava com a segunda dose atrasada, mas não foram suficientes para suprir a demanda.

“Das 4.740 doses que estavam previstas, recebemos apenas 2.500. Retomamos a aplicação na sexta e usamos todos os imunizantes, respeitando os prazos estabelecidos pelos fabricantes e a ordem de vacinação. Como já era previsto, as doses não foram suficientes e estamos no aguardo do envio de mais vacinas. Já notificamos ao Ministério da Saúde, Sesau, Consems e Ministerio Público”, frisou Monica Suzy.

Segundo orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em razão da redução na quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, foi decidido com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Consems) que o prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac será estendido, passando de 21 para 28 dias.

Validade dos imunizantes

Todas as vacinas aplicadas em Arapiraca estão dentro dos padrões técnicos e de validade.

As doses com prazo de validade curto são monitoradas e aplicadas dentro da validade. A orientação que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da Sesau foi para adiantar as doses com validade perto de vencer e aplicar dentro do prazo.

A campanha de vacinação vem sendo desenvolvida na cidade com todo o cuidado para evitar os mais diferentes problemas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..