O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski concedeu ao senador Renan Calheiros, nesta sexta-feira (23), acesso às mensagens atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e a procuradores da operação Lava Jato que fazem referências ao alagoano.
O processo está sob sigilo. A informação foi divulgada pela CNN Brasil e a integra da decisão ainda não foi liberada.
As mensagens atribuídas a Moro e aos procuradores foram hackeadas e, depois, apreendidas na operação Spoofing. Nas conversas, Renan Calheiros é citado pelos procuradores, que não reconhecem a autenticidade do conteúdo. o senador também já foi mencionado em acordos de delação premiadas da Lava Jato.
Em janeiro, Ricardo Lewandowski autorizou à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o acesso a parte do conteúdo apreendido e , no mês seguinte, derrubou o sigilo desses trechos. Agora, o decano autorizou Calheiros a ter acesso ao conteúdo das conversas nas quais foi mencionado.
Parte dos diálogos que estão sob guarda da Justiça veio a público em 29 de janeiro. Diversos outros diálogos também já haviam sido tornados públicos por meio da chamada “Vaza Jato“, série de reportagens do The Intercept Brasil, com base nos diálogos.
*Com Agências Nacionais