Ruas de Maceió ficaram alagadas na noite desta quarta-feira (14), devido às fortes chuvas que caem na capital alagoana. A Defesa Civil municipal entrou em estado operacional de observação após o alerta, emitido mais cedo, para risco de alagamento e deslizamentos de barreira, divulgado via mensagem de SMS.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram ruas do bairro do Bom Parto, na parte baixa de Maceió, cobertas por água. Em um vídeo, é possível notar uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) com água na altura das rodas. 

Veja vídeos:

 

Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Internautas também registraram populares ilhados no bairro da Levada.

Sobre os alertas divulgados pela Defesa Civil de Maceió, a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta do órgão (Cimadec), Joanna Borba, diz que os eles preocupam pela chuva acumulada dos últimos dias. “A previsão é de chuva moderada, mas preocupa devido ao acumulado dos últimos dias. Os avisos são para esta quinta-feira e podem se estender até a próxima sexta-feira”, advertiu Borba.

A assessoria de Comunicação do órgão reforça que os alertas foram emitidos pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semarh) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

As mensagens SMS foram enviadas para todo o município de Maceió alertando para o risco do registro de pontos de Alagamentos. Já as mensagens sobre o risco de deslizamento de barreiras foram emitidas para os bairros a seguir:

Ipioca, Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Antares, Jardim Petrópolis, Ouro Preto, Santo Amaro, Petrópolis, Fernão Velho, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Feitosa, Pitanguinha, Jacintinho, Mutange, Santa Amélia, Canaã, Mangabeiras, São Jorge, Jacarecica, Barro Duro, Serraria e Pinheiro.

A Defesa Civil recomenda ainda que as famílias que moram em áreas de risco busquem abrigos seguros e, em caso de necessidade, podem ligar para o 199 para comunicar situações de risco ou emergência.

O órgão recomenda ainda que a população se cadastre para receber mensagens sobre alertas emitidos pelo órgão por mensagens SMS. Para isso basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199. No campo da mensagem basta escrever o número do CEP da sua residência.

*Com assessoria