Uma das maiores reservas da Mata Atlântica dentro de Maceió, a Estação Ambiental Cinturão Verde encerra 2025 com números que mostram a força da educação ambiental aliada ao lazer. Foram 6.536 visitantes, sendo 179 visitas e destas, 152 realizadas por escolas. Para quem quer aproveitar as férias de janeiro com uma programação ao ar livre, o Cinturão segue aberto para visitação, que pode ser agendada pelo site www.braskem.com.br/agendar-visitacao-braskem.

Em um ano marcado por descobertas e muita curiosidade, grupos escolares, famílias e visitantes de todas as idades circularam pelas trilhas ecológicas, conheceram de perto os animais, aprenderam sobre hidroponia, preservação ambiental e apicultura, explorando a Casa das Abelhas. Tudo isso em um ambiente que mistura áreas de restinga e Mata Atlântica.

O espaço, criado pela Braskem em 1987, é certificado pelo IBAMA como Criadouro Conservacionista da Fauna e Flora e reconhecido pela Unesco como reserva ambiental.

Ao longo de 2025, ações especiais se destacaram, como no mês das crianças, quando mais de 1500 pequenos visitantes participaram de trilhas, oficinas, cinema educativo e atividades lúdicas. Mas a energia vibrante do Cinturão não fica restrita a datas comemorativas: o local vem fortalecendo sua vocação como destino de lazer e educativo o ano inteiro.

E agora, com a chegada do verão e das férias, o passeio é ideal para famílias, grupos de crianças, e até para quem quer apenas uma pausa verde no meio da cidade. As visitas contam com acompanhamento de monitores e trilha ecológica, ambientes educativos e a oportunidade de conhecer de perto ações de preservação que fazem a diferença para o ecossistema local.

“A Estação Ambiental Cinturão Verde é um espaço de integração com o meio ambiente único, dentro da cidade, onde trabalhamos temas como a preservação ambiental, a importância da reciclagem e da economia circular, além levarmos conhecimento sobre o programa Pescadores do Mel, que fomenta a prática da apicultura. É uma experiência que promove aprendizado aos visitantes e constrói boas memórias”, destacou Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Se a ideia for começar o ano respirando natureza, aprendendo e levando momentos especiais para casa, o Cinturão Verde é o destino certo.