Na manhã de ontem, quarta-feira (31/03), a equipe de reportagem da Rádio 91.5 FM esteve na Vila Bananeiras, na zona rural do município de Arapiraca, onde conversou com um representante dos moradores sobre a situação da Barragem da Bananeiras, que está com problemas estruturais e o mau cheiro que incomoda a população local e de comunidade circunvizinhas.
De acordo com Rodrigo Lopes, morador da Vila Bananeiras, a barragem está numa situação precária, com rachaduras, parte da estrutura enferrujada e ainda tem o mau cheiro, que é ocasionado pelos esgotos que são jogados ao logo do Riacho Seco, desde sua nasceste até chegar à barragem, e vem com muita matéria orgânica. “Essa matéria orgânica em decomposição exala o gás sulfeto de hidrogênio, que tem um mau cheiro característico de ovo podre e pode causar doenças como diarreia, conjuntivite e enxaqueca, caso a pessoa fique muito tempo exposta”, explica.
Segundo Rodrigo, a comunidade da Vila Bananeiras já tem uma saída para o problema, que seria a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Arapiraca no Riacho Seco, onde as obras iniciaram mas estão paralisadas há muito tempo.
O NN1 entrou em contato com a Prefeitura e Arapiraca para solicitar um posicionamento em relação a esses problemas estruturais na Barragem da Vila Bananeiras. A assessoria informou que “equipes das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural estiveram no local, no início desta semana, e estão fazendo um levantamento para apresentar solução.”










