Lira cobra destino de 14 milhões de doses e defende que empresas adquiram vacinas

31/03/2021 16:20 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira, cobrou dos estados e municípios o destino de quase 14 milhões de vacinas. Segundo ele, dados oficiais mostram que o governo federal distribuiu 34 milhões de doses, mas só 18 milhões de doses foram aplicadas. 

"Eu não acredito, não acho que seja possível que nenhum governador ou prefeito não esteja vacinando. Mas tem déficit de quase 14 milhões de vacinas nos gráficos oficiais", destacou.

O parlamentar solicitou que o Ministério da Saúde forme, com urgência, um grupo ainda mais rígido de controle de dados. “Cito exemplo de estado que recebeu 3 milhões de doses e vacinou 1,5 milhão. O Ministério pode entender que tem estoque de 1,5 milhão e que vacina pode ser transferida, ou deve entender que há atraso na informação de vacinação?”, questionou.

"Não acredito em hipótese alguma que tenha algum tipo de má vontade ou ma fé nisso. É o atabalhoamento desta crise, desta pandemia, ou da burocracia da informação. É um controle importante sanitariamente", completou.

No Twitter, Lira reforçou que fez uma solicitação para que o MS crie um grupo de controle sobre os dados de vacinação, do número de vacinas distribuídas e pessoas vacinadas: “É  importante que a imprensa nos ajude nesta cobrança. Precisamos ter este importante controle sanitário”. 

Ele também defendeu que se comece “um amplo diálogo, um debate que permita que empresas possam adquirir vacinas para seus funcionários, mesmo com o repasse obrigatório para o SUS: “Cada brasileiro vacinado é um a menos que possa contrair o vírus”.

 

*Com informações do Monitor do Mercado/Terra

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..