Em carta assinada junto a mais 15 governadores, Renan Filho solicitou ao Congresso Nacional o aumento do custo do novo Auxílio Emergencial, em valores que superem os R$ 150, R$ 250 e R$ 375 já anunciados. A carta foi assinada hoje (24), em Brasília, após reunião dos governadores com o presidente Jair Bolsonaro.
Na carta, eles citam o cenário em que o país se encontra, de quase 300 mil vidas perdidas e de lentidão no calendário nacional de imunização contra a Covid-19, e reforçam que, para agir, são necessárias medidas sanitárias e garantia de uma renda emergencial.
“A redução dos valores do auxílio emergencial é inadequada para a eficácia da proteção da população. Enquanto a vacinação não acontecer em massa, precisamos garantir renda para a população mais vulnerável”, diz a carta.
Por isso, continuam, defendem o auxílio emergencial de R$ 600, com os mesmos critérios de acesso estabelecidos em 2020. “Os signatários desta carta entendem a importância de o País não se desviar de seu compromisso com a responsabilidade fiscal”, explicam, complementando que “logo à frente precisaremos voltar a uma trajetória de ajustamento fiscal que compatibilize os necessários programas sociais com um financiamento responsável dos mesmos”.


*Estagiária sob supervisão da editoria
