Dois projetos de lei, de autoria da deputada estadual Fátima Canuto e que são fundamentais para o enfrentamento da violência contra a mulher estão em tramitação na Assembleia Legislativa de Alagoas. No mês de março, a parlamentar reforçou a importância deles, espalhando outdoors pela cidade e colocando a campanha também em vans que seguem para o interior. A iniciativa foi da Associação de Magistrados Brasileiros e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com o apoio da deputada.

Diante dos casos de violência contra mulher e feminicídio, a parlamentar explicou que os projetos servem também para incentivar que mais mulheres denunciem os agressores.

O primeiro projeto é sobre o programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, uma forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica. 

"Espalhar outdoors e outvans foi a forma que encontrei de chamar atenção para que as mulheres denunciem e percebam que elas nasceram para serem amadas, respeitadas e valorizadas, e não o contrário. É preciso estancar essas agressões”, disse a deputada.

O outro projeto é sobre o aplicativo de denúncia de violência contra mulher. “Essa denúncia chegaria via whatsapp para as ações fiscalizadoras. A intenção é que possamos proteger essas mulheres. Estou trabalhando incansavelmente em prol das alagoanas”.

Ao todo, a deputada colocou 4 outdoors em Maceió e um em Pilar e 12 "outvans" nas cidades de: Arapiraca, Mata Grande, Maragogi, Capela, Delmiro Gouveia, Atalaia, Santana do Ipanema, Chã Preta, São Miguel, Rio Largo e Inhapi.