Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 345 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência em Alagoas. Deste total, apenas 21.111 pessoas possuem título de eleitor (6.12%), índice que preocupa bastante o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

“Sabemos que estamos ainda muito distantes das pessoas com deficiência e um de nossos focos continua sendo ampliar o quantitativo destes alagoanos no cadastro eleitoral, fazendo com que tenham todas as oportunidades para exercerem a cidadania com acessibilidade e, além disso, fazendo-se representar no processo democrático”, evidenciou o presidente do Tribunal, desembargador Klever Rêgo Loureiro.

No momento do alistamento ou da revisão eleitoral, os cartórios eleitorais alocam as pessoas com deficiência em seções que possuem acessibilidade, para que eles possam exercer a sua cidadania de maneira adequada. Atualmente, segundo dados do cadastro eleitoral.  8.172 eleitores alagoanos declaram possuir deficiência de locomoção, 4.470 deficiência visual, 1.711 deficiência auditiva e 435 informaram ter dificuldade para o exercício do voto.

“O alistamento eleitoral é um direito e um instrumento de cidadania que possibilita que as pessoas com deficiência escolham seus representantes e influenciem decisões que impactam diretamente suas vidas. Ao se cadastrarem para votar, essas cidadãs e esses cidadãos fortalecem a luta por políticas públicas que atendam suas demandas, promovam acessibilidade e garantam igualdade de oportunidades”, complementou o presidente do TRE de Alagoas.

Tanto o alistamento quanto a revisão eleitoral podem ser feitos presencialmente no Fórum Eleitoral e nas Centrais de Atendimento Já (Maceió Shopping e Benedito Bentes), para os eleitores de Maceió, e nos cartórios eleitorais, para os eleitores do interior do Estado.

O eleitor e a eleitora devem comparecer à unidade de atendimento portando os documentos necessários: documento oficial de identificação, comprovante de residência e comprovante de quitação militar, obrigatório somente para as pessoas do gênero masculino no ano em que completarem 19 anos de idade. A coleta biométrica é realizada na hora e não é preciso agendar atendimento.

O Fórum Eleitoral de Maceió e os cartórios eleitorais do interior atendem das 7h30 às 13h30. As Centrais de Atendimento Já funcionam das 8h às 17h.