Covid, Bolsonaro, desvio e eleição com Lula é outra coisa

09/03/2021 11:04 - Voney Malta
Por redação

A bolsa brasileira caiu quase 4%, o dólar subiu próximo dos 6 reais e quase todo mundo desviou o foco da terrível crise de saúde que enfrentamos (também social e econômica causada pela pandemia do coronavírus e pela incompetência comprovada do governo Bolsonaro, além de boa parte dos governadores, prefeitos e da população, para reduzir as mortes e o colapso nas unidades de saúde), após Edson Fachin, ministro do STF, pegar a todos - incluindo os seus colegas, de surpresa com a decisão sobre a anulação dos processos referentes ao ex-presidente Lula.

O desvio de foco nos leva a deixar em segundo plano o dado que o Brasil perde ao menos um profissional de saúde a cada 19 horas, ou 1,3 por dia, para a Covid. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 484.081 profissionais infectados 470 morreram até o início deste mês.

Contudo, os Conselhos Federais de Médicina e de Enfermagem suspeitam que os números do Ministério estão subnotificados: teriam morrido 551 médicos e 646 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o que dá uma morte a cada sete horas e meia, segundo reprotagem da Folha (leia aqui).

Pois bem, enquanto assessores do governo federal comemoram internamente, pois avaliam o petista como o adversário ideal para 2022, Lula já anunciou em suas redes sociais uma entrevista coletiva nesta terça-feira (9), a partir das 14h, para tratar, entre outros temas, da decisão de Edson Fachin de anular as sentenças da Lava Jato.  

Mas o fato é que com Lula, a eleição presidencial é outra coisa:

1 -  polarizada;

2 - altera alianças políticas nos estados;

3 - com Lula e Bolsonaro qualquer candidato de centro ou de centro-direita tende a ter desempenho pífio, com exceção de Sergio Moro; 

4 - o ex-juiz pode surgir para defender o seu legado (lava-jato) de combate aos esquemas políticos, corrupção, enfim.

EM TEMPO: “Em razão do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para as 14h, a entrevista do ex-presidente Lula foi remarcada para amanhã (10), a partir das 11h. #equipeLula”, informou a conta de Lula no Twitter (veja aqui)

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..