Dignidade e cidadania deram o tom da visita do prefeito JHC, na manhã desta sexta-feira (5), ao projeto Operação Bairro Sustentável, que levou uma série de serviços ao Dique Estrada, no Vergel do Lago, beneficiando a comunidade local. O projeto é coordenado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e visa levar bem-estar às comunidades.

Os agentes da Sudes levaram serviços de limpeza como capinação, varrição, pintura de meio fio, recolhimento de resíduos, poda de árvore, coleta seletiva e desinfecção de áreas públicas. Nesta edição, foram plantadas 60 mudas. Além de uma oficina de fabricação de sabão, proporcionando aos moradores do local a oportunidade de adquirirem uma renda extra.

No local, a Prefeitura também desenvolve o Maceió Mais Inclusiva, projeto realizado pelo BIDLab (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Prefeitura De Maceió, IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade), em parceria com o Sebrae Alagoas, Braskem, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, Universidad Politécnica de Madrid (Oficial); que pretende garantir renda à população carente e diminuir a desigualdade social a partir de iniciativas inovadoras.

O prefeito JHC pôde ver de perto como marisqueiras transformam a casca do sururu em matéria-prima para criar novos produtos, como cobogós, tintas, tijolos, luminárias e itens de artesanato, por exemplo.

O gestor percorreu toda a região, ouviu moradores e reafirmou o compromisso assumido com a população. “Um local tão bonito, mas estava tomado por casca de sururu e isso aqui é uma preciosidade que a gente pode beneficiar e tirar vários produtos, gerar renda também e mudar essa realidade definitivamente. E é isso que a gente está fazendo”, disse JHC.

Dos moradores, JHC recebeu o reconhecimento e agradecimento pelo compromisso cumprido. “Era um mau cheiro que não dava nem vontade de comer”, disse a moradora Ana Silva, apontando para um local antes sujo e abandonado e agora limpo. “Faz 40 anos que eu moro aqui e nunca vi ninguém fazendo limpeza”, disse a moradora Marleide.