Discussão aconteceu nesta sexta, no programa Segurança em Foco, na TV MAR

Especialistas discutiram, na manhã desta sexta-feira (5), a abordagem policial truculenta sofrida por dois jovens no município de Piaçabuçu. Anne Caroline Fidelis, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), Jeamerson Santos, representante do Movimento Bancada Negra e o professor universitário Magno Francisco estiveram no programa Segurança em Foco, da TV Mar, e classificaram o ato como abusivo e desproporcional.

Segundo Anne Caroline, as imagens da ação de policiais militares contra os dois jovens deixa clara a desproporcionalidade da abordagem, uma vez que eles não estavam sendo ameaçados.

“Pela filmagem, fica muito claro que as pessoas que estavam sendo agredidas não ofereciam perigo. É uma clara situação de violência e de abuso dessas pessoas (policiais militares) que estão ali representando o Estado e que têm o dever legal de proteger e não de ser agente de insegurança, como aconteceu nessa situação”, disse.

Ela informou, ainda, que a OAB de Alagoas já enviou ofícios tanto ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), como para o comando militar da PM para que sejam tomadas providências na seara criminal e também diante da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas.

Para o representante do Movimento Bancada Negra, Jeamerson Santos, o fato evidenciou o despreparo profissional dos policiais militares naquela ocasião. “O agente dá disparos de tiro, que poderia causar um óbito, e mesmo