Água no sertão: Marx Beltrão pede a ministros da Economia, do Desenvolvimento Regional e da Defesa retorno imediato da Operação Pipa

04/03/2021 16:01 - Interior
Por Assessoria
Image

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) fez nesta quinta-feira (04) um apelo aos ministros da Economia Paulo Guedes, do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, e da Defesa Fernando Azevedo e Silva pela retomada imediata da Operação Pipa no interior de Alagoas. Comunicada pelo Exército, a suspensão da captação de água e distribuição pela Operação Pipa tem prejudicado 137 mil pessoas, distribuídas em 600 localidades da Zona Rural de 42 municípios do Sertão e Semi Árido alagoano.

“Frente a decisão do Governo Federal, comunicada pelo Exército Brasileiro, pela suspensão da captação de água e distribuição pela Operação Pipa nos municípios do Agreste, Sertão e do Semi-Árido de Alagoas, solicito aos Senhores empenho máximo e emergencial em busca da liberação dos recursos financeiros e do retorno imediato desta Operação. De fundamental importância para milhares de famílias alagoanas sem acesso à água, a sua interrupção representa um sério dano a estes alagoanos, desprovidos de água para limpeza e especialmente para dessedentação humana e animal” afirmou Marx Beltrão, por meio de ofício dirigido aos ministérios.

A suspensão da Operação em Alagoas, segundo da presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), culminou com a interrupção do fornecimento de água e chega no momento em que Alagoas registra agravamento da seca no seu interior, que passou da categoria moderada para grave, severidade que não era registrada desde fevereiro de 2020 e que foi identificada em 6,71% do território alagoano.

Tal informação, ainda segundo a AMA, consta no monitor de secas da Agência Nacional de Águas (ANA). O estado também registrou a expansão da área com seca moderada no estado, que passou de 14,12% para 16,99% entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. O portal de notícias UOL divulgou que de acordo com informações do Comando Militar do Nordeste, “4.100 pipeiros participam da distribuição de água nos 40.098 pontos de abastecimento e, atualmente, cerca de 35% dos pipeiros estão com a distribuição interrompida temporariamente”.

“Senhores Ministros, registro portanto meu apelo e o apelo do povo de Alagoas para que o Governo Federal envide todos os esforços necessários para que a Operação Pipa não seja descontinuada e retorne de imediato em nosso estado” concluiu Marx Beltrão.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..