A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou a presença de dois casos da variante brasileira do Coronavírus em Alagoas. Os casos estavam sendo analisados pela Fundação e são de pacientes dos municípios de Anadia e Viçosa.
Após a divulgação da informação, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, convocou a imprensa para apresentar informações sobre a nova variante do Sars-Cov2 (P1) originária do Estado do Amazonas. Nos dois casos confirmados em Alagoas, apenas uma tem histórico de viagem para o Amazonas.
As pacientes apresentaram os sintomas no mês de janeiro, mas somente nesta terça-feira (16) os resultados sobre o estudo da variante foram concluídos. No caso da paciente que viajou para o Amazonas, ela fez um viagem para Manaus no dia 22 de janeiro e no dia 25 apresentou dispneia e tosse.
Ela relatou que teve contato com parentes com quadro gripal, entretanto sem confirmação laboratorial para COVID-19. No dia 25/01 apresentou dispneia e tosse. No dia 26, ela retornou para Alagoas e dia 29 a coordenação de vigilância epidemiológica de Viçosa informou quanto à suspeita clínica do caso.
De acordo com a nota informativa da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA), a paciente foi orientado sobre o isolamento domiciliar e a investigação epidemiológica evidencia se tratar de caso importado.
Já sobre a outra paciente, que informou não ter tido nenhum contato com a alguém que viajou para o Amazonas, o contágio está sendo estudado.