O coordenador de Apoio Técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e farmacêutico, Joelson Lisboa, participou, em Brasília, nessa quarta-feira (30), da 2ª Oficina Nacional de Assistência Farmacêutica para Populações e Doenças Negligenciadas – Equidade e Universalidade. Na oportunidade foi discutida, dentre outros assuntos, sobre a revisão da portaria que trata dos medicamentos do componente estratégico.
“É de fato uma estratégia essencial para ampliarmos, de modo adequado e ajustado, o acesso a esses medicamentos que são fundamentalmente destinados, na sua maioria, para a população de maior vulnerabilidade social. Mas vale ressaltar que devemos priorizar as ações de prevenção às medidas curativas”, destacou Joelson.
A oficina foi destinada a gestores estaduais da Assistência Farmacêutica do Componente Estratégico, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de todas as unidades da federação, além de gestores da AF e Vigilância do Ministério da Saúde, dentre outros profissionais de áreas afins.