No último mês de julho, o PAM Salgadinho foi o cenário de uma crucial iniciativa de saúde pública, com o objetivo de conscientizar e combater o câncer de cabeça e pescoço. A ação, parte do movimento "Julho Verde", destacou a importância da educação, prevenção e diagnóstico precoce para a população de Maceió.

A iniciativa proporcionou um atendimento de qualidade e acessível, oferecendo salas de espera educativas, mutirão de exames clínicos e a realização de biópsias. Essa abordagem integrada garantiu que os cidadãos tivessem acesso facilitado aos cuidados necessários, reforçando o compromisso com a saúde.

A realização da atividade foi fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, e o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/CESMAC). Essa parceria reuniu profissionais, discentes e preceptores, promovendo uma sinergia eficaz entre serviço, ensino e pesquisa, e demonstrando como a união de diferentes setores pode fortalecer a saúde pública.
A prevenção começa pela informação e pelo acesso ao diagnóstico oportuno. Iniciativas como o Julho Verde no PAM Salgadinho são fundamentais para disseminar conhecimento e garantir que a população tenha as ferramentas para se proteger.
