O diretor médico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, o médico Arthur Gomes Neto, fez uma alerta a população alagoana sobre o aumento do número de casos confirmados de Covid-19 no estado. Em áudio divulgado pelo médico e que o Cada Minuto teve acesso, o médico disse que as pessoas devem “se preservar até a vacina chegar no patamar que se deseja” e que a situação do estado pode se agravar e chegar a mesma do estado do Amazonas.
Diante do período de Carnaval, mesmo sem a realização da festa esse ano, para evitar aglomerações e a contaminação pela doença, o Arthur Gomes ressaltou a importância de que os cuidados e recomendações sejam mantidos pela população.
Segundo Gomes Neto, há quase 20 pacientes internados e intubados na Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa. “Queria mais uma vez aqui fazer um alerta. A gente observou, na última semana um aumento assustador de casos de Covid, inclusive de casos graves, nós estamos com quase 20 pacientes internados na UIT, intubados, e esse aumento também tem sido observado pelo governo do estado, na área da saúde pública”, relatou o médico
O diretor médico da Santa Casa alertou também que, devido ao ritmo de casos e internações, o estado “pode chegar a situação que chegou o estado do Amazonas”, caso a população não mantenha os cuidados necessários.
“A gente tem que estar consciente que se não atender as medidas sanitárias de higiene das mãos, de evitar aglomerações, de usar máscaras, a gente pode chegar a situação que chegou o estado do Amazonas”, constatou.
O médico prosseguiu fazendo um apelo aos alagoanos: “A gente tem que se preservar até a vacinação chegar ao patamar que se deseja”, disse o médico desejando um bom carnaval e ressaltando o pedido para que as pessoas evitem aglomerações. “Muito cuidado, evite aglomerações e evite festas, mesmo que seja em pequenos grupos. Lá dentro pode ter um paciente que pode lhe contaminar”, advertiu.
Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), nesta sexta-feira (12), Alagoas registrou 508 novos casos de Covid-19 e soma um total de 122.999 casos confirmados.
Há 7.981 casos em investigação laboratorial no estado e 2.353 pessoas estão em isolamento domiciliar.
Também nas últimas 24h, nove pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus em Alagoas, que tem um total de 2.848 óbitos em decorrência da doença.
Por todo o estado, equipes da força de segurança realizam fiscalizações no intuito de coibir a realização de festas e aglomerações durante o período carnavalesco, cujas comemorações foram suspensas devido à situação de pandemia.