O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiá, afirmou que o Acolhimento dos Novos Gestores das 2a, 3a e 4a, 7a e 8a RS dessa sexta-feira, proporcionou rico conteúdo sobre as responsabilidades e desafios de ser gestor do SUS.
As temáticas foram exploradas pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Willames Freire e uma das diretoras da instituição e secretária de Saúde de Coribe, na Bahia, Jacqueline Bomfim.
Rodrigo destacou para ps gestores o empenho do Cosems na Sala de Situação, espaço que tem traçado a logistica de enfrentamento da Covid-19 e que os municípios estão se destacando no quesito vacinação.
O titular do Cosems aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria do presidente willames, que tem sido forte articulador junto ao MS no que se refere à intervenção para os estados brasileiros .
Rodrigo enalteceu também a contribuição essencial de Jacquekine Bomfim nas discussões.
"O Conasems é nossa casa, o gestor pode fazer contato ou ir pessoalmente em Brasília que será bem recebido. O Cosems da mesma forma é a nossa casa e estamos à disposição de vocês sempre", reforçou
O presidente do Conasems durante as suas palestras reforçou que ser gestor é fazer parte de um grupo seleto que é ser lider da Saúde pública da população e ter a responsabilidade de implementar políticas publicas."Alagoas está bem representada com Gestores da Saúde para servir ao povo".
A ação politica do gestor da Saúde foi um dos assuntos apresentados pela secretária de Saúde de Coribe/BA Jacqueline Bomfim, e uma das diretoras do Conasems. Nessas quinta e sexta-feiras os representantes do Conasems participaram de quatro turnos do Acolhimento dos Novos Gestores das 10RS. Evento foi dividudo em 4 turmas e dois dias para evitar aglomeração, considerando a atual conjuntura da Covid-19