Cenário político com vistas a 2022 começa a ser formatado em Alagoas e Arapiraca

26/01/2021 15:57 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

O cenário político em Arapiraca segundo colégio eleitoral do Estado com um eleitorado de 143.187 eleitores e uma população superior a 230 mil habitantes começa e ser formatado pelos principais grupos políticos com vistas as eleições 2022. Um fato novo no Estado será a eleição indireta pela Assembleia legislativa Estadual para governador, em razão da renúncia do então vice-governador Luciano Barbosa MDB ser eleito pela terceira vez para prefeito de Arapiraca.

De acordo com projeções nos bastidores da política, o governador “tampão” ´poderá ser um dos três deputados estaduais; Marcelo Victor, Paulo Dantas ou Antônio Albuquerque. Em Arapiraca as projeções estão focadas nas eleições de 2022 e 2026. O nome do candidato ao governo na eleição 2022 indicado pelo MDB liderado pelo senador Renan Calheiros e pelo governador Renan Filho ainda é uma verdadeira incógnita. 

O nome do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa estaria descartado do MDB nessa projeção. Após os episódios da eleição 2020 envolvendo os Calheiros e o então vice-governador Luciano Barbosa, mesmo após a “aliança” deve ter deixado sequelas. Se por acaso houver uma possibilidade de uma disputa ao governo por Luciano Barbosa ele teria que mudar de partido e formar um outro grupo político. Seria oposição ao governador Renan Filho. 

O nome do MDB para a disputa do governo em 2022 poderá ser o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira. O ex-prefeito da capital é um nome muito forte e representa a política tradicional de Alagoas desde o senador Rui Palmeira ao governador Guilherme   Palmeira. 

 

Cenário em Arapiraca com vistas a 2022 

Em Arapiraca o foco está nas disputas para a Assembleia Legislativo e para a Câmara dos Deputados. O deputado Ricardo Nezinho deve ir para a reeleição assim como o deputado estadual Breno Albuquerque. O presidente da Mesa Diretora da Câmara municipal, vereador Thiago ML, já anunciou que não terá essa pretensão em 2022.

Já o vereador Fabiano Leão está disposto a enfrentar uma disputa por uma das vagas na ALE. Seu jogo é válido, perdendo mantém seu espaço como vereador por Arapiraca pela terceira legislatura. Já o deputado estadual Tarcizo Freire, mesmo diante o desgaste de duas derrotas para prefeito de Arapiraca em 2016 e 2020, quando teve reduzida sua votação, teria pretensões de disputar uma das nove vagas para Deputado federal e em contrapartida, indicaria seu filho, o vereador Tulio Freire para disputar uma das 27 vagas para a Casa de Tavares Bastos.  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..