Cadastro para vacinação de idosos acamados a partir de 85 anos começa hoje; confira informações

26/01/2021 07:57 - Saúde
Por Redação
Image

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió anunciou que inicia nesta terça-feira (26) o cadastramento exclusivo para idosos acamados, a partir dos 85 anos, para ser imunizados contra a Covid-19. O cadastro é feito por meio de telefone e é necessário fornecer dados dos idosos. 

As linhas podem ser feitas no horário das  8h às 17h, por meio do telefone 3312-5589.  Para realizar o cadastro é necessário nome completo, idade, data de Nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável. A vacinação nos domicílios dos idosos acamados iniciará na quinta-feira (28).

O município informou ainda que inicia na quinta-feira (28) a imunização dos idosos não acamados a partir de 85 anos na quinta-feira (28). Para isso, foram divulgados os locais onde a população deve procurar a vacina:  uma tenda no estacionamento do Shoppings Pátio (Benedito Bentes) e na área de eventos do Maceió Shopping (Mangabeiras). Além destes pontos, será instalado um “drive-thru” no estacionamento do Jaraguá. 

Os três pontos vão funcionar das 10h às 16h. Para realizar a imunização, os usuários devem levar um documento com foto e CPF.

Vale ressaltar que esses postos são exclusivos para a vacinação dos idosos. Os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados em seus locais de trabalho, conforme etapa prevista no Plano Municipal de Imunização e agendamento da Gerência de Imunização da SMS junto à instituição.

Diferente da Coronavac, que possui o intervalo entre doses de 21 dias, a segunda dose da AstraZeneca só deve ser administrada após 12 semanas da primeira aplicação.

Quem não deve se vacinar?

Não devem ser vacinadas pessoas com sintomas gripais ou que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias. Também é necessário um intervalo de 14 dias para qualquer vacina que o usuário tenha recebido, como dT [difteria e tétano], Hepatite B, etc.

Pessoas em uso de corticosteroide há mais de 14 dias, em dosagem superior a 20 mg/dia, ou drogas imunossupressoras precisam aguardar o término do tratamento (de 30 a 90 dias a depender da droga) para receber qualquer vacina.

Já os pacientes com doença reumatológica imunomediada ou outras doenças em uso de corticosteroide contínuo diário precisam de avaliação do profissional que o acompanha para autorização da vacinação. Nestes casos, é necessário apresentar a prescrição médica.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..