Promotoria pede que Justiça determine realização de concurso público no Detran

25/01/2021 18:20 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

O Ministério Público de Alagoas, por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual, ingressou com uma ação civil, nesta segunda-feira (25), para que a Justiça impeça a contratação, pelo Detran Alagoas, de novos servidores terceirizados; determine o afastamento daqueles contratados irregularmente e estipule prazo de 180 dias para que o órgão realize concurso público para contratação de servidores efetivos.

No documento, o promotor cita que, no dia 22 de janeiro deste ano, teve andamento um ato administrativo criando o emprego de “auxiliar administrativo” no Detran AL. “Ao todo são 138 precarizados a serem contratados à revelia do concurso público”, destaca um trecho da ação, completando que, para acesso ao referido cargo, os pré-requisitos são: ensino médio completo; curso básico de qualificação de até duzentas horas/aula e um a dois anos de experiência funcional.

Coaracy Fonseca prossegue afirmando que, de um quadro fixado por lei - de 400 cargos - existem mais de 144 vagas abertas para as áreas mais diversas, sem contar os servidores que estão em transição para a aposentadoria, uma vez que o último concurso público realizado no Detran AL foi há 20 anos.

“... A política de contratação do DETRAN/AL ofende sobremaneira o art. 37, II, da CF/88, assim como os princípios gerais norteadores da Administração Pública, notadamente os da legalidade, igualdade, impessoalidade, eficiência e, sobretudo, o da moralidade administrativa. Logo, a admissão de pessoal em empregos terceirizados, existindo cargos efetivos no quadro funcional, sem o pertinente concurso é absolutamente inconstitucional e nula. Cabe, por conseguinte, para se resguardar a legalidade e a moralidade pública, o imediato afastamento de todos os servidores contratados em desrespeito às normas constitucionais”, ressalta outro trecho da ação.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..