Alagoas receberá 18 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus

20/01/2021 20:36 - Saúde
Por Mara Santos*
Image

Alagoas irá receber, na madrugada desta quinta-feira (21), 18 pacientes com Covid-19, vindos de Manaus, no Amazonas. O estado do Norte do Brasil enfrenta um colapso na saúde pública em decorrência do grande número de infectados pela doença.

O anúncio da transferência dos 18 pacientes para Alagoas foi anunciado, na noite desta quarta-feira (20), pelo governador Renan Filho, por meio das redes sociais.

Segundo o governador, já há uma ação em andamento, denominada “Operação Alagoas Solidária”, que cuidará da acomodação e receberá os pacientes logo que chegarem ao estado.

Ainda segundo Renan Filho, os 18 pacientes serão levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Metropolitano de Maceió, no bairro Cidade Universitária, parte alta da capital,  e para o Hospital da Mulher, no bairro do Poço.

Na semana passada, o Renan Filho anunciou que  35 leitos  estavam disponíveis em hospitais alagoanos para receber pacientes em estado grave com Covid-19, internados em Manaus. Conforme divulgado na ocasião, dentre os leitos destinados em Alagoas, 10 são Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 25 são leitos clínicos.

O Governo do Amazonas pediu ajuda a todos os estados do Brasil para que fossem transferidos os pacientes graves de Covid-19 e que precisam de vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

O Amazonas enfrenta uma situação de segunda onda da pandemia do novo coronavírus, considerada gravíssima. Não há mais leitos disponíveis no estado, há superlotação nos hospitais. Além disso, o Amazonas enfrenta um desabastecimentos de oxigênio, devido ao alto número de pessoas infectadas com a Covid-19, que apresentam complicações e quadro clinico grave.

Dados do Amazonas

Hoje (20), foram registrados 5.009 novos casos de Covid-19 no Amazonas. O número é um recorde de registros diários. Desse total, 3.632 novos casos foram confirmados em Manaus e 1.377 em cidades do interior. Em todo o estado,o número de infectados soma 238.980 Também foram confirmados 148 novos óbitos (56 das últimas 24 horas e 92 confirmados após investigação). O número total de mortes em decorrência da doença  é de 6.598.

 

*Sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..