Pela primeira vez, desde a eleição, índice de rejeição a Bolsonaro supera o de aprovação em Maceió

19/01/2021 19:46 - Política
Por Redação
Image

Pela primeira vez desde que foi eleito, em 2018, a rejeição ao presidente da República Jair Bolsonaro em Maceió é maior do que a aprovação. De acordo com a pesquisa inédita do Instituto Falpe, divulgada mais cedo pelo CadaMinuto, 42% dos maceioenses não aprovam a administração do presidente e 41% dos pesquisados afirmaram aprovar.

Em 2018, Bolsonaro foi eleito no segundo turno, derrotando Fernando Haddad, como o candidato mais votado em 21 capitais do País, e teve maioria dos votos válidos em 16 estados. Na mesma eleição, apesar do candidato do PT ter recebido mais votos em Alagoas (45% dos votos), em Maceió Bolsonaro ganhou no segundo turno (com 52% dos votos válidos) e se manteve à frente durante todo o pleito.

Em avaliação realizada pelo Ibope, em novembro de 2020, Bolsonaro teve 41% de aprovação na capital alagoana, contra 31% de desaprovação. Na mesma avaliação feita um mês antes, o presidente registrou 42% de aprovação entre os maceioenses e 36% disseram não aprovar o governo federal.

Em todas as pesquisas realizadas anteriormente Bolsonaro manteve o índice de aprovação acima do de rejeição em Maceió. Na pesquisa Falpe divulgada hoje, apesar da diferença entre os índices ser considerada pequena, o presidente teve índice de rejeição maior, fato que ocorre pela primeira vez na capital alagoana desde a eleição.

Ainda segundo o Falpe, dentre os três mil entrevistados, 20,5% afirmaram que não votariam em Bolsonaro para presidente em 2022, o maior índice entre os nomes citados na pesquisa estimulada. Já 24, 5% disseram que ele seria seu candidato, o que lhe rendeu a segunda colocação neste cenário da pesquisa.

A pesquisa Falpe foi encomendada para consumo interno. Três mil entrevistados foram ouvidos na grande Maceió. O levantamento tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..