Votação será no dia 1º de janeiro de 2021 e ainda pode reservar uma surpresa
A expectativa no cenário político de Arapiraca neste final de ano, está focando no anuncio do secretariado do prefeito eleito Luciano Barbosa (MDB) e na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca para o biênio 2021/2022. Até o momento, apenas o nome da titular da a pasta da Saúde foi anunciado, a médica infectologista Luciana Fonseca.
Quanto ao nome candidato a presidente e demais integrantes da chapa que vai concorrer a eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal, as articulações de bastidores estão entre os nomes dos vereadores Thiago ML (Pros) e Léo Saturnino (MDB) ambos foram reeleitos para o segundo mandato na Casa Herbene Melo.
De acordo com o histórico de eleições para a Mesa Diretora de Arapiraca ocorrida em anos anteriores a decisão poderá ser conhecida e decidida horas antes da votação e pode ocorrer uma surpresa entre os dois nomes que estão na disputa. O vereador Léo Saturnino é o candidato do prefeito eleito Luciano Barbosa enquanto Thiago ML faz parte de um grupo “independente”.
Leo Saturnino tentou chegar a presidência da Mesa Diretora quando conquistou pela primeira vez o mandato de vereador em 2016. Na eleição antecipada no início de maio de 2017, Léo Saturnino foi eleito, no entanto a chapa foi derrotada na Justiça através de uma articulação do atual presidente Jairo Barros (Pros) que encerra o mandato e não concorreu à reeleição este ano.
Mesmo com qualquer um dos resultados para escolha do comando da Mesa Diretora no período 2021/2022, nos primeiros dois anos da gestão de Luciano Barbosa, será um Legislativo moderado e conservador nos primeiros dois anos da gestão do prefeito eleito Luciano Barbosa.