O advogado Dr. André Chalub, que é Coordenador Regional da Defensoria Pública na cidade de Arapiraca, foi entrevistado pelo Programa Comando 91, transmitido pela Rádio 91,5FM nesta terça-feira (22/12) para explicar o que é o processo de Judicialização da Saúde.
Ele conta que por falha, o SUS não consegue atender a demanda de alguns cidadãos que entram na justiça para conseguirem algum medicamento ou procedimento médico. “A partir da falha do sistema público de saúde, das limitações que o município, estado ou governo federal impõe limitando medicações especializadas e procedimentos, a população se viu obrigada a bater nas portas do judiciário para lá encontrar a garantia desses direitos.”, disse.
O advogado ressalta que a demanda tem sido maior nos últimos anos. “Nos últimos 15 anos a procura aumentou muito. A demanda é grande e crescente porque a lista de medicamentos e procedimentos que o SUS cobre não é atualizada com a mesma velocidade que os avanços tecnológicos e a própria ideia de ter saúde pública pela justiça é distribuída socialmente e o trabalho de Judicialização fica conhecido.”.
A Defensoria Pública está trabalhando em regime de plantão neste final de ano. Segundo o dr. André, nesse período duas Defensoras Públicas estarão atendendo todas as demandas urgentes que surgirem do dia 19 até o dia 3 de janeiro.
Até 25 de dezembro, o cidadão que necessitar de atendimento pode enviar mensagem pelo número (82) 9 8130-2533. A partir do dia 26 de dezembro o contato pode ser feito pelo número (82) 9 99303410.