Desde a publicação do Estado de Emergência em dezembro de 2018, a  Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem atuando para atender a população das áreas afetadas pela instabilidade de solo em decorrência da mineração nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

O trabalho foi iniciado em dezembro de 2018 com visitas domiciliares às residências indicadas pela Defesa Civil, com o objetivo de identificar as dificuldades das famílias do bairro Pinheiro  para desocuparem os imóveis. Essa ação contou a participação de técnicos da Semas, SMS (Saúde) e da Defesa Civil.

O trabalho da Assistência Social, através do levantamento das demandas trazidas pelos moradores, subsidiou tomadas de providências pelo município de Maceió, para atender essas famílias que necessitavam ser realocadas.

Ainda em dezembro de 2018, os técnicos do órgão elaboraram um relatório que contribuiu significativamente para elevação do valor da ajuda humanitária paga pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Social às famílias afetadas do Pinheiro.

Segundo a coordenadora das ações de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro da Semas, Emy Oliveira, esse relatório foi muito importante porque a ajuda humanitária tinha um valor definido nacionalmente de R$ 400,00 e foi elevado para R$ 1000, 00 mensais, levando em consideração a renda per capita das famílias do Pinheiro, com base no censo 2010.

Em 11 de fevereiro de 2019, a Semas iniciou um Levantamento Populacional no bairro do Pinheiro para identificar o perfil socioeconômico das famílias que se encontravam nas áreas amarela, laranja e vermelha do mapa de feições do Serviço Geológico do Brasil  (CPRM). O trabalho no bairro durou 45 dias, com uma equipe composta por 24  servidores, tendo como ponto de apoio a Igreja Menino Jesus de Praga.

A Semas  também participou na construção dos planos coordenados pelos órgãos de Defesa Civil Municipal e Federal e do simulado de evacuação realizado no bairro do Pinheiro, fazendo um levantamento de possíveis demandas no caso de necessidade de abrigamento das famílias.