Realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), desigualdades dos alunos da rede pública escancaradas pela pandemia e como alguns alunos podem se preparar para o exame, foram alguns dos assuntos abordados, na noite desta terça-feira (01), durante mais uma edição do programa Direto da Província. O debate, conduzido pelo jornalista Luis Vilar, contou com a participação do professor Ayrton Farias.
Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia a implantação de atividades educacionais remotas se tornou uma necessidade, mas tem sido um grande desafio para os alunos da rede pública de ensino.
Para o professor Ayrton, a realização do Enem diante das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos, principalmente, da rede pública tem sido motivos de questionamentos. “É difícil pensar na realização do Enem quando nem todos têm acesso à educação. Esse acesso é assegurado constitucionalmente e se a constituição visa que a educação é um direito de todos e um dever do estado, no momento que a gente vivencia a pandemia e essa educação não consegue chegar a todo mundo, é escancarado uma desigualdade sem tamanho e quem mais sofre são os alunos das escolas públicas”, afirmou.
Segundo Ayrton, o suporte das escolas privadas é perfeito comparado ao das escolas públicas. “O acesso à educação não é democrático e o acesso à internet é ainda mais antidemocrático. Quase cinco milhões de jovens entre 09 e 14 anos não têm acesso à internet. Enquanto a rede de ensino particular dispõe de melhores instrumentos e recursos para continuar as aulas remotamente sem perder a qualidade do ensino, a rede pública enfrenta, principalmente, a falta desse acesso e de ferramentas eletrônicas que possam dar suporte a esses alunos” disse.
Ele acrescenta ainda que mesmo com todo suporte, os alunos da escola privada não estão tendo um rendimento 100%. “Uma das maiores dificuldades da educação é que nunca existiu a preocupação de termos uma educação inclusiva desde o ensino infantil. Não existe uma maturidade de adaptar os alunos no acesso à internet e por isso muitos tiveram e ainda têm dificuldades com o ensino remoto”.
Compartilhando conhecimento
Pensando em como alguns alunos podem se preparar nessa reta final e ajudar outros alunos que passam por dificuldades de aprendizagem, o professor Ayrton destaca algumas dicas preciosas: A primeira é a criação de grupos de whatsapp para trocar informações e materiais. A utilização de salas virtuais e realização de Lives para compartilhar conteúdos, conhecimentos, ensinar e tirar dúvidas de outros alunos. “Alguém que tenha conhecimento específico em determinada matéria pode ajudar diversas outras pessoas. Para que o acesso à educação seja mais democrático a gente precisa começar fazendo a nossa parte. Ter conhecimento e compartilhar com quem tem maiores dificuldades é algo muito importante, principalmente, diante do momento que vivemos” finalizou.
*com Assessoria