Prefeita Fabiana Pessoa entrega certificados e livros a sócios-leitores da Biblioteca Pública de Arapiraca

26/11/2020 16:46 - Roberto Gonçalves
Por redação
Image

“Estou encantada com este projeto”, disse a prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa ao fazer a entrega de certificados e dos livros “Arapiraca da Gente” a cada um dos dez sócios-leitores, homenageados na manhã desta quinta-feira (26), no hall da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis, na Casa da Cultura.

“Estou muito feliz de participar desta homenagem aos nossos leitores, que frequentam a biblioteca pública e têm o gosto pela leitura. Eu como professora e advogada gosto de ler e folhear os livros, mesmo na era digital, e passo esse prazer pela leitura para meus filhos”, ressaltou Fabiana Pessoa.

A solenidade faz parte do calendário anual de ações da Casa da Cultura e o projeto foi uma iniciativa da bibliotecária Hosana de Paula, que faz um levantamento dos usuários e sócios-leitores que mais leem nos últimos meses.

A proposta é incentivar o gosto e o hábito da leitura entre os sócios e os usuários da biblioteca, que tem um acervo de mais de 21 mil livros com títulos infantis, literatura, história de Alagoas, entre tantos outros.

Durante a solenidade, a prefeita Fabiana Pessoa entregou um buquê de flores e um livro Arapiraca da Gente, recentemente inaugurado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte, para os dez sócios-leitores homenageados por frequentarem a biblioteca e a lerem até 12 livros no primeiro semestre deste ano.

As professoras e escritoras Lucicleide da Silva, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Ana Karla Messias, da Escola Municipal Djalma Matheus Santana, do bairro Primavera, que representou a secretária municipal de Educação, Márcia Lúcio, também são autoras do livro Arapiraca da Gente.

“Homenagear os leitores assíduos é fundamental para incentivá-los a ler, a escrever e a interpretar para despertar o escritor do futuro”, frisou a professora Lucicleide da Silva.

“Estou muito feliz em presentear os sócios-leitores com este livro Arapiraca da Gente, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, e promover este espaço fundamental que é a biblioteca pública, que eu frequentava quando adolescente e hoje como professora sinto essa honra de está aqui”, ressaltou a professora Ana Karla Messias.

Para a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Rosângela Carvalho, a homenagem alimenta o sonho de transformar o espaço da Casa da Cultura em um lugar de transformação cultural.

Sócios-leitores participam de projeto municipal de incentivo à leitura                   (Foto: Lucas Ferreira)

“O projeto sócio-leitor é um exemplo da cultura da leitura, que fazemos questão de mantê-lo em nossa cidade e a Casa da Cultura está de portas abertas para toda a população”, avisou Rosângela Carvalho.

O estudante José Marcos Silva Gonzaga representou os demais sócios-leitores e destacou o projeto de incentivo à leitura aos usuários da biblioteca pública.

“Existem conhecimentos que a gente não aprende na escola como Filosofia, mas na biblioteca os livros estão à disposição para nos ensinar além da sala de aula”, alertou ele, parabenizando a iniciativa da Prefeitura de Arapiraca.

Geração de leitura

Desde o ensino fundamental que Silvânia Maria da Silva, 33 anos, frequenta a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis. Ela era incentivada pela mãe para ler livros e hoje ela incentiva a filha Suzanne Fernandes dos Santos, de 12 anos.

Mãe e filha foram homenageadas como sócios-leitores por terem lido 22 livros no primeiro semestre deste ano na biblioteca pública. “Eu amo este lugar”, disse Suzanne. “Aqui é o nosso segundo lar”, afirmou Silvânia se referindo à biblioteca.

Saiba quem são os dez sócios-leitores homenageados e a quantidade de livros que leram no primeiro semestre deste ano: Jaqueline Macedo da Silva (9 livros); Silvânia Maria da Silva (11 livros); Suzanne Fernandes dos Santos (11 livros); José Cícero Tertuliano (10 livros); Kátia Mayara da Silva (12 livros); Luanita Melo (10 livros); Susana Rabelo (7 livros); José Marcos Silva Gonzaga (7 livros); Iago Alexandre (10 livros) e Natan Santos (7 livros).

Área do concurseiro

Além dos livros em temas específicos, o espaço conta com uma extensão para concurseiros. Com livros voltados para processos seletivos e diversos concursos.

Empréstimo dos livros

Para empréstimo dos livros, a pessoa precisa fazer uma carteirinha, a “sócio leitor,” contendo RG, CPF e comprovante de residência (originais e xerox) e duas fotos 3x 4. O empréstimo é gratuito com prazo para renovação e devolução de 15 dias, que pode ser prorrogado por mais 15 dias. O atendimento da biblioteca é de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, no bairro Centro, em Arapiraca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..