Evento será a partir das 19h05 com a participação do ex-deputado e artista plástico, Ismael Pereira e o advogado Samoel Balbino
A cidade de Arapiraca é a segunda maior de Alagoas e mais importante do interior do Estado, com população superior a 233.047 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE em 2020 será tema de Live destacando sua cultura, arte e política.
O[W71] evento será através das redes sociais nesta quarta-feira (25) as 19h05 minutos com a apresentação do advogado e dirigente partidário, Samoel Balbino e do ex-deputado estadual e artista plástico Ismael Pereira, que tem vasto conhecimento sobre os fatos políticos da terra de Manoel André, nos últimos 50 anos.
Ismael Pereira foi integrante em Arapiraca da Câmara Júnior, participante de movimentos culturais e também foi vereador e presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Teve participação ativa no movimento para arrecadar fundos para a construção do busto do fundador da cidade, Manoel André colocado em um pedestal no centro comercial de Arapiraca. Após a revitalização do espaço público, infelizmente o busto do fundador foi retirado.
O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas
– Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou.
A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ganhar vida na primeira metade do século XIX.
Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.
Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro de Anadia Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro de Anadia.










