Em 1712, Willie Lynch, lançou um atualíssimo manual, que ensina como branc@s podem dominar pret@s.

23/11/2020 08:32 - Raízes da África
Por redação
Image

Willie Lynch foi um proprietário de escravizad@s no Caribe (Caraíbas) e, como "proprietário" era muito elogiado  por manter a disciplina e submissão de escravizad@s,diferentemente de outros europeus que enfrentava fugas constantes e rebeliões.

O poder de dominação de Willie despertou o interesse dos fazendeiros da América do Norte. Em meados de 1712, Willy Lynch faz a longa viagem do Caribe para a América do Norte. Após a sua chegada ao estado da Virgínia, e após constatar os problemas que os seus colegas enfrentavam com os escravos seqüestrados da África, Willy Lynch decidiu  escrever uma carta, em  de manual  onde demostra, na prática,  como manter o poder de dominação sobre escravizad@s.

Acredita-se que o termo “linchar” (to lynch, lynching: em inglês), se deriva do nome dele.  

E, o manual, que  continua atualissimo vem sendo multiplicado entre as seguidas gerações  de escravocravatas:

 

A Carta de Willie Lynch.

“Verifiquei que entre os escravos existem uma série de diferenças. Eu tiro partido destas diferenças, aumentando-as. Eu uso o medo, a desconfiança e a inveja para mantê-los debaixo do meu controle. Eu vos asseguro que a desconfiança é mais forte que a confiança e a inveja mais forte que a concórdia, respeito ou admiração.

 

Deveis usar os escravos mais velhos contra os escravos mais jovens e os mais jovens contra os mais velhos. Deveis usar os escravos mais escuros contra os mais claros e os mais claros contra os mais escuros. Deveis usar as fêmeas contra os machos e os machos contra as fêmeas. Deveis usar os vossos capatazes para semear a desunião entre os negros, mas é necessário que eles confiem e dependam apenas de nós.

 

Meus senhores, estas ferramentas são a vossa chave para o domínio, usem-nas. Nunca percam uma oportunidade. Se fizerdes intensamente uso delas por um ano o escravo permanecerá completamente dominado. O escravo depois de doutrinado desta maneira permanecerá nesta mentalidade passando-a de geração em geração”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..