Revitalizado, Cine São Francisco será inaugurado na 10ª Edição do Circuito Penedo de Cinema

21/11/2020 04:45 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Um marco histórico do cinema brasileiro e da cidade de Penedo abre suas portas ao público nesta segunda-feira, (23) de novembro, data da reinauguração do Cine São Francisco. Joia rara da arquitetura modernista e local dos inesquecíveis festivais nacionais de cinema, a exibição de filmes volta ao Cine SF com a 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema. A noite de abertura do circuito já consolidado no país põe fim a praticamente 30 anos sem um projetor iluminando a tela e os olhares da plateia, na sala escura do Cine São Francisco.

Cinema mais moderno do Nordeste 

Inaugurado em 1959, o cineteatro era o maior e mais moderno do Nordeste brasileiro à época, equipado com condicionadores de ar e capacidade de público para cerca de mil pessoas. O investimento feito pelo Comendador José da Silva Peixoto trouxe para o Centro Histórico de Penedo, junto com o Hotel São Francisco, lazer e hospedagem de alto padrão.

Hotel e espaço cultural integrados tiveram seu auge entre 1977 e 1982, período de realização do Festival Nacional de Cinema, evento abandonado pelo poder público e que passou a ser realizado em Gramado-RS.

Crise das salas de cinema

Com o declínio das salas de cinema no Brasil e a concentração dos equipamentos em shopping centers, o Cine São Francisco também entrou em crise. Sem público, encerrou a exibição de filmes em 1993. Depois disso, apenas alguns poucos eventos (gincana estudantil e festival de tradições populares) foram realizados no local.

Por fim, o Cine SF foi alugado para a realização de cultos evangélicos, até cessar todo tipo de uso. Em período mais recente, quase foi adaptado para funcionar como estacionamento de veículos, ganhando vida nova graças ao Iphan Alagoas e a Prefeitura de Penedo.

Primeiro Shopping Center do Sertão será construído em Delmiro Gouveia 

O Sertão de Alagoas terá o seu primeiro shopping center que está sendo construído em Delmiro Gouveia pelo Grupo Vila da Pedra. O anúncio foi realizado pelo gestor do grupo, Jorge Cavalcante, que destacou o compromisso em gerar no empreendimento cerca de 250 empregos diretos e mais 300 em todo complexo totalizando 500 postos de trabalho. O nome do empreendimento não poderia ser outro: Shopping Vila da Pedra.

O empreendimento terá duas um home center com 4 mil metros quadrados, um supermercado além de 143 lojas e uma praça da alimentação com capacidade para 200 pessoas e com 10 empresas alimentícias.

“A primeira loja ancora tem 750 metros quadrados e já está com o contrato assinado e será a Caixa Econômica Federal (CEF)”, declarou ele. “Teremos um estacionamento com 240 vagas, além de uma estação de tratamento de afluentes, que vai aproveitar toda água usada para jardinagem”, disse ainda Jorge Cavalcante. Com Meio Ambiente & Turismo. 

Emater doa acervo de nove mil livros para a UNEAL

Pensando em contribuir na formação de profissionais da área de agricultura, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) doou um acervo de quase 9 mil livros para a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Entre livros, periódicos e artigos científicos, o material pertencia à biblioteca da Emater desde 2014 e toda essa produção bibliográfica foi repassada para agregar ao patrimônio intelectual da universidade.

“É importante transmitir esse conhecimento, principalmente, ao local que lida com a formação acadêmica dos alagoanos. Por meio dessas experiências e conteúdo, a Emater sabe que lá na frente vai colher bons profissionais formados para atuarem na área de extensão rural e assistência técnica, para entregar melhores resultados visando um desenvolvimento mais sustentável e inovador”, ressaltou o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.

O material será dividido entre os seis campis da UNEAL, com uma concentração maior no campus Arapiraca, uma vez que é o que tem mais cursos. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ariane Loudemila, explicou que, por conta da pandemia do novo coronavírus, a compra de livros teve que ser adiada, logo, a doação da Emater veio em boa hora.

“Os livros têm uma enorme vida útil. Essa troca de informações é importante para diversas áreas, acredito que seis dos nossos cursos serão beneficiados com essa ação, tais como zootecnia e biologia. Isso ajuda a enriquecer ainda mais o acervo, e, além dos alunos, os professores também serão beneficiados”, afirmou Ariane.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..