“É tanta mudança que nem consigo reconhecer Rio Largo”, afirmou Rosilene da Silva, mãe de Lara, que frequenta uma das 07 creches construídas e ampliadas nos últimos quatro anos no município de Rio Largo. Os investimentos na educação, não somente criaram estruturas especializadas para professores e alunos, como também auxiliaram na qualidade de ensino educacional.
Os resultados são expressos em números importantes como o aumento significativo de alunos. Em 2016, o município contava com pouco mais de 12 mil alunos na sua rede de ensino, já em 2020, esse número passou para mais de 16mil alunos dentro da sala de aula. Além disso, Rio Largo atingiu e superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito aos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com os números do MEC, a cidade obteve a superação mais de 28% da meta.
“Tivemos um ganho incomensurável com os investimentos municipais dos últimos quatro anos. As escolas e creches estão climatizadas, com merendas de qualidade, capacitações do corpo docente e implantação do ensino em tempo integral. Tudo isso tem modificado a realidade da educação em Rio Largo”, afirmou a secretária de Educação do município, Josicleide Moura.
As escolas e creches da rede municipal receberam cerca de 4 mil itens de mobília e foram equipadas com kits de robóticas, materiais de apoio de alunos e professores. Também houve um aumento de mais de 50% na frota de transporte escolar com a aquisição de 6 novos ônibus, com acessibilidade para deficientes físicos, que conta com motoristas e monitores capacitados para cuidar e supervisionar os alunos durante o trajeto.
O esforço em prol de melhorias para a educação em Rio Largo se intensificam e continuam mudando a realidade de milhares de jovens e crianças riolarguenses. Railane Aline, mãe de três filhos, de 16 e 12 anos, e o mais novo que se chama Ruan Alifer, de 5 anos, contou que as creches são melhores do que qualquer uma particular e que não havia nenhuma antes no município. “Ruan tem a oportunidade hoje, que meus outros dois filhos não tiveram, que é ter a educação infantil dos primeiros anos, ele se desenvolveu mais rápido, está num ambiente seguro, onde o bem-estar dele é a prioridade”, declarou Railane Aline.