Não são apenas os candidatos majoritários que adquirem das empresas de marketing o programa de governo que apresentam aos eleitores.
As promessas revolucionários sobre saúde, educação e segurança, as frases de efeito, enfim, todo aquele mundo perfeito prometido também está disponível para os candidatos a vereador numa proporção maior nesta eleição.
Por isso, caro leitor, não se impressione se, por acaso, você perceber que uma propaganda de um candidato em São Paulo ou em Minas é igual, ou bem semelhante, a outra usada, por exemplo, em Maceió.
Histórias emotivas contadas idênticas, idem história pessoal, trajetória de vida e política, enfim. É que cresceu, graças ao desenvolvimento das redes sociais, o número de empresas de marketing político digital vendendo serviços na internet.
Elas oferecem textos prontos (motivacionais também) para publicação nas redes sociais e para transmissão em grupos de WhatsApp.
Profissionais de comunicação engajados em campanhas eleitorais também bebem dessa fonte. Dizem que os textos custam em torno de R$100,00 por até quatro sugestões diárias.
Por isso tem muito candidato dizendo aqui o mesmo que é dito em outro Estado por um postulante ao cargo de vereador ou prefeito, assim como são utilizadas mensagens com as mesmas imagens de emojis.
Alguns políticos alagoanos que disputam prefeituras ou câmaras de vereadores já foram identificados.