Estatísticas colocam Alagoas como referência nacional no combate à pandemia

28/09/2020 11:30 - Saúde
Por Redação*
Image

Alagoas se torna referência nacional pela evolução histórica positiva dos números no enfrentamento à Covid-19. Na última semana, o estado se destacou por registrar o maior período de quedas na média móvel de mortes em todo o Brasil, com quase 50 dias seguidos de diminuição na taxa.

Segundo indicadores da chamada Matriz de Riscos – conjunto de parâmetros determinantes para a transição de fases no Plano de Distanciamento Social Controlado, a Taxa de Ocupação de Leitos Geral, por exemplo, chegou a bater a casa dos 80% no pico da curva. Já na última semana epidemiológica divulgada (semana 38), a média de ocupação dos 1.326 leitos abertos exclusivamente para pacientes com Covid-19 ficou abaixou de 20%.

Ao comparar os números de óbitos causados pelo vírus nos últimos três meses, a constatação do arrefecimento da pandemia em Alagoas fica mais evidente. Em junho, auge da crise, foram 762 casos fatais. No mês seguinte, houve uma queda para 407 mortes. E em agosto ocorreu diminuição mais acentuada, com 158 óbitos.

No início da pandemia, o indicador Oferta de Leitos com Respiradores por 100 mil habitantes registrava a taxa de três leitos para cada grupo de 100 mil pessoas. Atualmente, 25 semanas depois do primeiro caso confirmado no estado, a média subiu para 9,95 leitos – número bem próximo dos 10 leitos por 100 habitantes, quantidade mínima ideal sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

*Com Agência Alagoas 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..