Municípios têm até o dia 16 de outubro para cadastrar Plano de Ação da Lei Aldir Blanc

24/09/2020 09:43 - Interior
Por Assessoria
Image

O curso online sobre a execução da Lei Aldir Blanc, promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), encerrou nessa segunda-feira (dia 21) e contou com a participação de mais de 60 técnicos municipais.

No curso, o palestrante e consultor cultural Igor Luz tirou dúvidas sobre os regulamentos, prazos e prestação de contas da Lei para os municípios. Entre os principais prazos alertados está o do cadastro do Plano de Ação, que deve ser feito pelos municípios até o dia 16 de outubro.

“Em Alagoas 23 municípios já possuem os planos de ação cadastrados e cerca de 15 já receberam os recursos em conta. Os demais vão precisar correr contra o tempo para cadastrar até 16 de outubro e o Governo Federal deve pagar até 26 de outubro”, explicou o palestrante.

Durante as aulas, foram detalhados recursos, prazos estabelecidos em Lei, como cadastrar na Plataforma + Brasil, além de orientação sobre os relatórios de gestão.

“Na Plataforma + Brasil, disponibilizada pelo Governo Federal, os municípios precisam inserir os dados da cidade, os dados dos gestores que serão responsáveis pelo recebimento do recurso, que podem ser o Fundo Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura ou a Fundação Municipal de Cultura. Além de cadastrar um plano de ação, que será analisado pelo Ministério do Turismo”, destacou Igor.

Para o gerente de Apoio Institucional, Pedro Ferro, o curso superou expectativas e esclareceu diversos pontos que ainda geravam dúvidas. “Foram dois dias intensos com muitas informações e aprendizado para os técnicos municipais”, afirmou Pedro Ferro.

Lei Aldir Blanc

A Lei Nº 14.017, também conhecida como Lei Aldir Blanc, prevê que trabalhadores autônomos da cultura e espaços culturais que perderam sua renda por causa da pandemia tenham direito a um suporte financeiro.

“A Lei é extremamente importante para os municípios e para o Brasil, tendo em vista que a cultura parou suas atividades em março desse ano e não tem previsão para retornar. Situação que tem prejudicado a cadeia produtiva da cultura e não tem permitido que esses trabalhadores possam obter recursos financeiros para manutenção da espaços culturais e de suas famílias. A Lei Aldir Blanc vai permitir essa manutenção. Por isso, é importante que os municípios possam realizar seus cadastros para ter acesso aos recursos da lei”, destacou Igor Luz.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..