Especialistas alertam para a necessidade de mudança de hábitos que causam doenças do coração

21/09/2020 06:22 - Saúde
Por Tiago Logan*
Image

Setembro é o mês escolhido para pôr em pauta os cuidados com a saúde do coração. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças como hipertensão, derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio ou insuficiência cardíaca. 

Ao CadaMinuto, o cirurgião cardiovascular Cleber Costa falou sobre a importância da mudança de hábitos como o sedentarismo, fortemente potencializado durante o isolamento social, para a manutenção do órgão mais essencial à vida.  

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Rede Brasil AVC, no Brasil houve uma redução de atendimentos em clínicas cardiológicas de 40% desde o início da pandemia do novo coronavírus, chegando a 50% nas épocas consideradas de pico da crise sanitária. 

Por outro lado, a pandemia fez muita gente repensar antigos costumes e aumentar o consumo de comida caseira e fresca, e essa reeducação alimentar, somada à prática de exercícios físicos, podem reduzir em até 80% o risco de desenvolver patologias cardiovasculares. 

Com a reabertura gradativa do comércio e a realidade se aproximando cada vez mais da “normalidade”, é preciso estar atento para não cair em antigos vícios comportamentais.  

“É preciso lembrar que o coração é um músculo, e, assim sendo, ele necessita de uma rotina de cuidados que passa pelo treinamento físico. Assim ele vai exercer a sua função com mais capacidade”, afirmou o cardiologista. 

A nutricionista Islayne Nogueira também reforça a importância da chamada “dieta cardioprotetora”. De acordo com a especialista, uma alimentação equilibrada e benéfica para o coração deve incluir a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, ômega 3 e fibras. 

"Cúrcuma, frutas vermelhas, frutas cítricas, linhaça e azeite de oliva são ricos em antioxidantes. Já peixes, como sardinha, atum e salmão, são fontes de ômega 3. As fibras, por sua vez, são encontradas na aveia, cereais integrais e tubérculos como macaxeira, inhame e batata doce", explica. 

Ainda segundo Islayne Nogueira, o nutricionista tem um papel fundamental no combate às doenças do coração, pois é possível prevenis muitas patologias priorizando uma alimentação colorida e variada. Ela também julga a prática de atividades físicas regulares como uma importante aliada para a diminuição do estresse. 

O mesmo defende o cardiologista: “A produção de hormônios de bem-estar, que são as endorfinas, produzidos quando atividades físicas são praticadas, vão trazer mais benefícios para a saúde cardiovascular. O colesterol irá diminuir, os níveis de pressão arterial irão melhorar, e, assim, reduzir as chances de ter problemas relacionados ao estresse e, consequentemente, ao coração”, concluiu. 


 

*Estagiário, sob supervisão da editoria


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..