MDB Nacional tira qualquer chance de Luciano Barbosa ser candidato em Arapiraca

19/09/2020 22:02 - Roberto Gonçalves
Por Blogfo Edivaldo Júnior
Image

O imbróglio emedebista em Arapiraca não tem solução fácil. A direção nacional invalidou a convenção realizada pela legenda no município, no dia 15.

Para complicar, a convenção convocada pela Executiva Estadual, no dia 16, teve duas atas. Uma registrada pela municipal, outra pela estadual – esta última sem candidatos.

Só o fato de realizar convenções paralelas e registrar três atas seria suficiente para provocar grande dúvida jurídica no MDB Arapiraca, com tendência de inviabilizar a candidatura de Luciano Barbosa à prefeitura. Por tabela, a chapa dos candidatos a vereador também não seria registrada.

Outro fato tira, do ponto de vista partidário, qualquer possibilidade de Luciano Barbosa ser candidato a prefeito pelo MDB.

O diretório nacional do partido anulou a reunião do dia 15 e validou a convenção do dia 16, realizada pela estadual – justo a que gerou ata sem candidatos.

Em casos similares – realização de mais uma convenção do mesmo partido, com mesmo objetivo, no município – a Justiça Eleitoral reconhece como legítimo o direito da Executiva Nacional de intervir. Em última análise, a palavra final será do presidente do MDB, Baleia Rossi. E ele decidiu cancelar o registro de candidaturas no município.

Veja trecho da decisão de Baleia Rossi: “No caso específico, há o relato de que o MDB de Arapiraca não só descumpriu as diretrizes político-partidárias estabelecidas pelo MDB Estadual, como também realizou Convenção ao arrepio da determinação estabelecida, servindo em benefício pessoal de um de seus filiados. A Convenção Municipal, inclusive, foi realizada sem a participação do Presidente do Diretório Municipal. Por isso, objetivamente, impõe-se a atuação urgente do Diretório Nacional, na pessoa de seu Presidente, para evitar maiores danos ao MDB, como autorizado pelo art. 35, V e VII do Estatuto do MDB.”

Rossi continua: “Assim, ad referendum da Comissão Executiva Nacional, não só ratifico as diretrizes político-partidárias estabelecidas pelo MDB de Alagoas, como confirmo a anulação da Convenção Municipal realizada pelo MDB de Arapiraca. Dê-se ciência urgente dessa decisão ao MDB Alagoas e, se for o caso, à Justiça Eleitoral. Comunique-se também o MDB de Arapiraca, por qualquer meio (telefone, e-mail, aplicativo de mensagens), para que, em 2 (dois) dias, caso queira, apresente razões para o descumprimento do que restou estabelecido pelo MDB Estadual. Brasília, 15 de SETEMBRO de 2020.”

Veja aqui a decisão do MDB Nacional, na íntegra: decisão PRESIDÊNCIA eleições municipais MDB ALAGOAS-2

“Fizemos de tudo”

O deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB_AL), representou a Executiva Nacional na convenção do MDB Arapiraca no dia 16. O que ele diz?  “Fizemos tudo para que o partido escolhesse os candidatos dentro da orientação da Comissão Estadual e da Nacional, que era o nome do deputado estadual Ricardo Nezinho como candidato a prefeito e do Daniel Barbosa como vice. Apesar os apelos, da tentativa de entendimento, os convencionais preferiram realizar uma convenção paralela contrariando a orientação das instâncias superiores do partido e ferindo seus estatutos”, aponta.

Sangrando

Enquanto MDB administra seu imbróglio, com Luciano Barbosa “sangrando”, os demais candidatos já se preparam para colocar o time na rua em Arapiraca. A prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), deve ter como principal adversário o deputado estadual Tarcizo Freire, ganha força e deve se fortalecer. Tem a seu favor além da estrutura da prefeitura, várias ações que serão lançadas no município nos próximos dias, especialmente na área de infraestrutura.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..