Levantamento feito pelo Instituto PoderData entre os dias 14 e 16 de setembro, ouviu 2.500 pessoas através de ligações telefôncicas em 459 municípios em todas as unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa, divulgada na noite desta quinta-feira (17) pelo Poder360, mostra o presidente Jair Bolsonaro na frente (hoje) de todos os adversários no primeiro turno da eleição presidencial de 2022.
Na pergunta, se a eleição fosse hoje, você votária em qual dos candidatos?, Jair Bolsonaro (sem partido) aparece com 35% dos votos; Lula, 21% (PT); Moro (sem partido), 11%;Mandetta (DEM), 5%; Doria (PSDB), 4%; Ciro (PDT), 3%; Dino (PCdoB), 3%; branco e nulo, 11%; não sabem, 7%.
No segundo turno, em um novo cenário, o presidente bate todos os adversários com certa tranquilidade, inclusive quando é incluido o presidenciável petista derrotado em 2018, Fernando Haddad.
Mas o quadro muda quando esse adversário é o ex-presidente Lula: dá empate, 41% a 41%. Branco, nulo e não sabem, 18%.
Os simpatizantes de Lula podem intepretar esse levantamento entendendo que o ex-presidetne é o único capaz de enfentar Jair Bolsonaro.
Já os bolsonaristas podem entender que o presidente ainda tem mais de dois anos para melhorar o seu governo e que o seu candidato tem tudo para chegar ao segundo turno contra o candidato ideal (Lula) para polarizar o pleito de 2022.
EM TEMPO: Pesquisa ainda apresenta resultados por estratificação, avaliação do trabalho pessoal de Bolsonaro, intenção de voto por idade, sexo, escolaridade, renda e região, por exemplo.
Leia a pesquisa na íntegra aqui.