Mais 210 casos de Covid-19 foram registrados em Alagoas. Dessa forma, conforme informações do Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, dia 11, o estado tem um total de 81.440 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 1.364 estão em isolamento domiciliar. Outros 78.044 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 2.804 casos em investigação laboratorial. 

Ainda de acordo com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram registradas mais oito mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 1.965 óbitos por Covid-19.

Os casos confirmados de pessoas com a Covid-19 estão distribuídos nos 102 municípios alagoanos. No entanto, 52 pessoas que testaram positivo para a Covid-19 em Alagoas eram naturais de Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), os estados devem constar em seus boletins epidemiológicos apenas os casos que ocorreram apenas no Estado. Por isso, a redução da quantidade casos de pessoas de outras regiões que até quinta-feira (10/09) era de 202.

Em relação ao quadro total de óbitos em Alagoas, estão confirmados 1.965 óbitos por Covid-19, mas, oito deles, eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tendo como vítimas seis homens e duas mulheres. Dos 1.957 óbitos de pessoas residentes em Alagoas, 1.107 eram do sexo masculino e 850 do sexo feminino. Eram 907 pessoas que residiam em Maceió e as outras 1.050 moravam no interior do Estado, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau.

Óbitos 

Das oito mortes que foram confirmadas, laboratorialmente, por causa do novo coronavírus. Quatro vítimas eram residentes em Maceió e todas do sexo feminino. A mulher de 87 anos era hipertensa e faleceu no Hospital Veredas; a vítima de 44 anos não tinha registro de comorbidades e faleceu no Hospital Maceió; a mulher de 57 anos não tinha registro de comorbidades e faleceu no HGE; e a vítima de 83 anos era diabética e faleceu no Hospital Maceió.

A Covid-19 vitimou mais quatro pessoas que moravam no interior do Estado, sendo duas mulheres e dois homens. A mulher de 82 anos, de Arapiraca, era diabética e faleceu no Hospital Regional; e a vítima de 82 anos, de Santana do Ipanema, não tinha registro de comorbidades e faleceu no Hospital Clodolfo Rodrigues. O homem de 28 anos, de Campo Alegre, era hipertenso e diabético e faleceu no Hospital Daniel Houly; e o homem de 91 anos, de Inhapi, era diabético e faleceu na Unidade de Urgência de Covid-19 em Paulo Afonso, na Bahia.

Leitos de Covid-19 do Estado

Dos 1.326 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 230 estavam ocupados até 17h de quinta-feira (10), o que corresponde a 17% do total. Atualmente, 105 pacientes estão em leitos de UTI, 05 em leitos intermediários e 120 em enfermaria.

*Com assessoria