Ao anunciar a mudança de fase do distanciamento controlado em Alagoas, o governador Renan Filho forneceu informações sobre o retorno das aulas em todo o estado, assim como o retorno do setor de eventos, que vem pressionando por um retorno das atividades. 

O retorno das aulas ainda deverá aguardar mais tempo, no entanto o Estado já começa a fazer a estudos dos resultados obtidos em outras regiões que reabriram as unidades educacionais para elaborar um plano. De acordo com o governador, o setor privado, que compreende cursos profissionalizantes e línguas, terá um olhar em especial. 

A proposta é fazer um retorno gradual e seguir analisando os resultados locais. “A Seduc (Secretaria Estadual de Educação) tem um diagnóstico de tudo que a educação brasileira está fazendo e como vamos adequar as escolas. Nós temos que ouvir as pessoas - setor público, privado, para encontrar uma saída”, acrescentou Renan Filho. 

Setor de eventos 

Com a pandemia, empresários do ramo artístico e de eventos, foram obrigados a paralisar suas atividades profissionais, entretanto, com a flexibilização do decreto estadual, os profissionais realizam manifestações para pedir apoio dos gestores à categoria. 

Leia mais: Empresários do ramo de eventos cobram ajuda e realizam protesto em Maceió

Mesmo com a diminuição dos casos em Maceió, o governador afirmou que o setor de eventos deverá aguardar um pouco mais para obter o retorno, mesmo que seja gradual. Renan Filho disse que a orientação tem sido dada pela Secretaria Estadual de Saúde. 

“Fazer eventos privados no momento não são recomendados. Vamos iniciar um amplo diálogo com todos os segmentos para que dentro dos tipos de eventos possamos construir caminhos para que eventos”, disse o governador.