Apesar de ter sido governada por um dos maiores escritores de todos os tempos, Graciliano Ramos, a cidade de Palmeira dos Índios que possui um caro patrimônio histórico, vem tendo seu acervo abandonado pela prefeitura.

E justamente hoje, 17 de agosto, dia em que se comemora o patrimônio histórico, Palmeira dos Índios revela o abandono de seu acervo e as comunidades do setor lamentam o descaso.

Segundo informações, a Casa de Graciliano Ramos onde ele viveu durante parte de sua vida e o Museu Xucurus se encontram fechados (mesmo antes da pandemia), o que favorece ao esquecimento da história da cidade como um todo.

No Museu Xucurus se encontram elementos ligados ao povo indígena e a comunidade local, os quais tiveram algumas de suas peças furtadas no início do ano e até hoje não se sabe quem cometeu o crime.

Além disso, a Casa de Graciliano Ramos se encontra fechada desde o ano de 2017 quando iniciou a gestão do atual prefeito, o “imperador” Júlio Cezar com promessa de restaurar o prédio histórico e que até agora não foi cumprida. No outro espaço de Cultura, o Museu Xucurus este se encontra com a estrutura do prédio e telhado comprometidos e sem solução por parte da gestão.