Para Renan, Moro produziu fatos para favorecer eleição de Bolsonaro

11/08/2020 10:07 - Voney Malta
Por redação

Em entrevista ao Conjur, o senador Renan Calheiros afirmou que "O Moro sujou completamente sua biografia aceitando produzir fatos políticos para favorecer a eleição do Jair Bolsonaro, e depois integrando o seu próprio governo. Foi um péssimo ministro da Justiça. Durante a sua presença no ministério não conseguiu sequer ouvir o (Fabrício) Queiroz".

Para ele, a utilização da justiça e do Ministério Público com fins eleitorais ainda precisam de esclarecimento e punição: "Tanto Dallagnol como Moro precisarão passar por essa punição. Só assim nós teremos a validação desse importante momento político em que vive o país".

Ao se referir a Deltan Dallagnol, o senador é autor de uma queixa que gerou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador da República. A acusação é que Deltan atou contra a sua eleição para a presidência do Senado em 2019. "Ele fez publicações quase diárias, fez campanha pelo voto aberto, disse que minha vitória seria um retrocesso no combate à corrupção", afirma Calheiros.  

Renan Calheiros, que já prestou depoimento ao Conselho do MP, acredita "que seja a primeira vez na história da República que se comprova a utilização do Ministério Público com interesses políticos eleitorais. Alguém (Deltan) que não respeita a vedação constitucional e interfere em outro poder. Falei sobre os fatos, sobre as provas contidas na representação e respondi a perguntas do MP e do advogado da outra parte".

"Essa representação que eu fiz é anterior às revelações feitas pelo The Intercept Brasil, que só aconteceram quatro meses depois. Tudo que a representação contém se mostrou comprovado com as revelações da "vaza jato". O fato de que alguns representantes do Ministério Público tinham projetos políticos, que queriam apresentar ao menos um candidato ao Senado em cada Estado, que se apropriaram de R$ 2,7 bilhões que já estavam nos cofres da fundação de Curitiba em benefício próprio e que contou com a cooperação ilegal de outros países na investigação que comprometeu o interesse nacional", diz ainda Renan.

Renan Calheiros também trata sobre a criminalização da política, processos que enfrenta, separação entre os poderes, fake news, entre outros temas.

Leia AQUI a entrevista na íntegra.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..