O fim de militares da ativa no governo está proximo

10/08/2020 10:36 - Voney Malta
Por redação

Está cada vez mais forte o consenso entre o mundo político e as Forças Armadas quanto a necessidade de alterar a Constituição e obrigar a passagem para a reserva dos militares que vão ocupar cargos civis no governo.

A preocupação decorre da presença de militares da ativa ocupando cargo político no governo Bolsonaro e fazendo política, caso concreto do ministro da Saúde general Eduardo Pazuello.

O alerta surgiu ainda com mais força quando ele distribuiu recursos carimbados para atender os Estados de senadores e deputados alinhados ao governo federal.  

E também por ser o responsável pela distribuição da cloroquina, medicamento insistentemente defendido pelo presidente da República.

É que há o temor de que a saída e o retorno dos militares leve aos quartéis a politização, a identificação e a defesa com alguma liderança, partido, ou grupo político.  

Por isso a defesa nos bastidores por parte de comandantes dos militares é de que é dever do" militar manter a neutralidade, o apartidarismo e a imparcialidade no exercício dessa função de Estado".

Essa mesma ideia também deverá atingir magistrados e membros do Ministério Público para que possam disputar eleições ou exercer cargo no Executivo (leia aqui).  

Militares e policiais também vão entrar nesse pacote.

O objetivo é interessante: evitar a politização da toga, das armas, enfim, impedir a boquinha, a corrupção, a troca de favores enquanto ainda esses profissionais estão nos cargos, na ativa.

A bola agora está, inicialmente, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), simpatico a essa  mudança consitucional.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..