Vídeo: Prefeitura de Penedo leva atendimento odontológico até a casa dos pacientes

06/08/2020 11:23 - Notícias
Por Assessoria
Image

Pessoas com limitações em sua mobilidade recebem assistência odontológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) que investiu na aquisição de consultórios portáteis para propiciar atendimento até aos que sequer conseguem sair de uma cama, sem a ajuda de outra pessoa.

O investimento na área de atuação da Coordenação de Saúde Bucal possibilitou que o jovem Lucas recebesse atendimento em seu endereço, na Cohab. “Agora ele vai conseguir dormir melhor, comer melhor e também conviver melhor com as pessoas”, destaca Fábia Lima, mãe de Lucas, no vídeo produzido pela Prefeitura de Penedo sobre a ampliação da assistência humanizada pela SEMS Penedo.

Estratégia de Saúde Bucal

“Antes, a gente já tinha o programa de visitas domiciliares que faz parte da Estratégia de Saúde Bucal, só que não se fazia o procedimento na casa do paciente. Com a aquisição do consultório móvel, o cirurgião dentista passa a fazer esse procedimento, dando suporte maior à saúde bucal dos usuários”, explica Edlaine Soares, Coordenadora da Saúde Bucal da SEMS Penedo.

Para ter acesso ao serviço, o paciente ou a pessoas responsável por ele deve informar a necessidade ao Agente Comunitário de Saúde, elo entre a comunidade e o posto que será informado sobre a demanda.

Foi assim que Lucas, vítima de um acidente de trânsito, tornou-se o primeiro paciente do mais recente investimento da SEMS. A demanda pelo atendimento foi analisada pelo Programa Melhor Em Casa. “Recebemos um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde e ao avaliá-lo, vimos que ele tinha o perfil do programa”, explica Rochana Cedro, assistente social da ação coordenada por Laíse Vasco Dantas Melo.

“O consultório móvel foi adquirido como com recursos próprios, aquisição necessária para tratar os usuários dentro da integralidade e especificidade. Além disso, ampliou a acessibilidade aos serviços odontológicos, proporcionando tratamento para aqueles que não podem ir até a unidade básica de saúde, a exemplo os usuários acamados”, reforça Edlaine Soares.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..