"Existe uma insegurança coletiva”, diz Sinpro sobre possível retorno de aulas presenciais

04/08/2020 06:25 - Educação
Por Daniel Paulino*
Image

Atualizada às 10h

Após a informação, mesmo ainda sem data definida, que as unidades educacionais em Alagoas estão entre as que podem retornar às aulas presenciais após esse período de quase cinco meses fechados, o representante do Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas (Sinpro-AL), Fernando Cedrim disse que “há uma insegurança coletiva” e que até o presente momento não houve dialogo em torno deste assunto no estado.

De acordo com o representante do sindicato, a decisão é vaga, sem nenhum protocolo constituído. Cedrim avaliou também o cenário local.   “Ainda de muita insegurança, principalmente por parte dos pais e dos professores”, destacou.                                                             

Ainda segundo o professor, o sindicato espera que uma construção coletiva, em torno de possíveis determinações para o retorno as aulas seja construído de maneira integrada entre as partes. “Acredito que deve ocorrer a apresentação do protocolo ao governo do Estado para que seja discutido com especialistas, com os Sindicatos envolvidos e com o Ministério Público do Trabalho (MPT), para em seguida ser aprovado”.

“A escola vai ter que se espelhar num ambiente de assistência à saúde”, diz infectologista

A médica Infectologista e Diretora Médica do Hospital da Mulher, unidade referência no tratamento da Covid-19, no estado de Alagoas, Sarah Dominique, disse que com o novo normal, as escolas ficarão com características semelhantes a um ambiente de assistência à saúde.          

“A escola vai ter que se espelhar num ambiente de assistência à saúde, mesinha com quatro cadeiras não será permitido, o distanciamento como já vem sendo recomendado, vai ser mais ainda, o pátio das escolas vai ter que passar por mais fiscalizações e haver restrições de quantidade”, explicou. Sarah contou que as escolas sempre construíram uma ideia de integração entre os alunos da educação infantil, mas isso, pelo menos por um tempo, terá que ser interrompido, pela ausência de segurança sanitária.

“Os pequenos são educados de uma maneira muito integrativa, e isso vai ter que ser desfeito. A escola vai ter que desenvolver estratégias para educar que a distância é o melhor caminho”.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o plano divulgado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22 de junho, a reabertura dos estabelecimentos educacionais só ocorrerá na Fase Verde – quando todas as demais já tiverem sido cumpridas – e não tem data definida.

“Ficam suspensas todas as aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades das Redes de Ensino Pública e Privada no Estado de Alagoas, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, observando-se o Decreto Estadual nº 69.527, de 2020, apenas retornando as aulas presenciais quando o Estado de Alagoas estiver na Fase Verde”, diz um trecho do documento.

*Sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..