Serviço de Inspeção Municipal (SIM) deve ser apreciado no inicio dos trabalhos no Legislativo de Arapiraca

01/08/2020 14:59 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

A aprovação vai garantir a abertura do mercado de produtos de origem animal no município e região Agreste

Em entrevista na rádio Pajuçara Fm, programa Pajuçara na hora,comandado pelo radialista Ailton Avlis, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Henrique Lúcio, assegurou a importância da apreciação e aprovação do  projeto de lei que cria em Arapiraca.  o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) 

De acordo com o titular da pasta municipal do Desenvolvimento Rural, o projeto se encontra na Camara para que os nobres parlamentares apreciem o projeto aprovem e em seguida será sancionado pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB). "Conversei com o presidente da Casa, Jairo Barros, que garantiu que vai dar prioridade no avanço para aprovação da matéria." explicou lúcio.

Esse projeto foi elaborado pela secretaria municipal de agricultura em 2019, com a realização de oficinas técnicas, garantindo agregação de valor e economia local e regional, justificou. 

  Em razão desse período de pandemia e isolamento social os trabalhos legislativos sofreram morosidade naturalmente, no entanto nesse mes de agosto quando os trabalhos serão reiniciados após o período de recesso do meio do ano, o projeto deverá ser apreciado e votado em plenário, ressaltou Carlos Lúcio.  

 A aprovação do projeto vai abrir o mercado de produtos de origem animal  no município e região, sendo uma nova oportunidade comercial para centenas de produtores agrestinos e arapiraquenses. "Todos saem ganhando com essa lei aprovada, ganha o produtor que pode vender para PAA e PNAE e rede de comércio privada de forma segura e legalizada," justificou.

 Outro grande beneficiado é o Poder Público com o aumento da arrecadação de impostos, além da geração de empregos e a  atração de novas empresas de beneficiamento de produtos de origem animal, completou o secretário. 

Manutenção das estradas vicinais

Outro assunto veiculado na entrevista pelo titular da pasta do Desenvolvimento Rural, foi relacionado a conservação das estradas vicinais do município que estão bastante afetadas nesse período chuvoso. O período é favorável a agricultura familiar na produção de alimentos, no entanto,existe o bonus e o ônus, no entanto estão sendo viabilizados trabalhos de manutenção em todas as estradas vicinais de maior fluxo.

Explicou que esse trabalho somente pode ser realizado em períodos com menor intensidade de chuvas, mas estão sendo atendidos pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura com a utilização de cinco máquinas patróis.

 As comunidades beneficiadas são; Breu, Carrasco, Bom Nome, Vila Sao José, Massaranduba dentre outras . Arapiraca possui cerca de 50 comunidades rurais e representam 16% da população. A orientação do prefeito Rogério Teófilo é o atendimento e a manutenção constante, explicou o secretário.   


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..