Previsão é de uma renovação de 50% das cadeiras, antigos podem ficar de fora
A disputa pelas 19 vagas na Câmara Municipal da cidade mais importante do interior do Estado este ano, Arapiraca será uma das mais disputadas dos últimos tempos. Na avaliação de analistas politicos este ano a disputa é mais acirrada em razão do momento em que vive o País com o sentimento de mudança aliado com o descrédito nos políticos e o vírus da corrupção que esta impregnado em todos os setores da atividade política., com raras excelões.
Após o advento das participação do povo nas redes sociais, os eleitores clamam por mudança de conceitos na atividade pública, porque já cansou do uso da máquina pública e também dos mandatos de representação parlamentar para proveito próprio. Outro fato novo está condicionado as novas regras da Reforma Política sem coligações com outros partidos.
A mudança só não será maior porque os atuais vereadores usaram da estratégia de se distribuírem entre os partidos, as chamadas frentes partidárias. Porém muitos deles sobrarão no saldo da conta eleitoral, quando as urnas forem contabilizadas em 15 de novembr. Vereadores que acumulam sucessivos mandatos podem não conseguirem seus objetivos de reeleição.
Quatro frentes partidárias terão meiores chances
A eleição porporcional em Arapiraca este ano está formatada em quatro grandes fretes políticas. A maior no PSDB partido liderado pelo prefeito Rogério Teófilo com oito pré-candidatos com mandatos. O mais antigo, Moisés Machado que tenta a sexta legisdlatura na Casa herbene Melo.
No PSDB nomes novatos podem surprender, a exemplo do ex-secretário municipal, Hélio Cavalcante e o suplente de vereador Gustavo Brandão. A segunda frente e o MDB com três pré-candidatos com mandato; Rogério Nezinho, Léo Saturnino e Fábio Henrique. Nessa frente existe outros nomes fortes de novatos a exemplo do radialista Josenildo Souza, a professora Ana Valéria e o comunicador Victor Ferro. Havendo investimento nesses nomes novos pode ocorrer surpresas e antigos não conseguirem seus objetivos.
A terceira frente é o grupo do Pros que além dos vereadores com mandato a exemplodo atual presidente da Mesa Diretoea Jairo Barros, tem chance de eleger o primeiro suplente Márcio Marques que está otimista e acreditando no retorno ao Legislaitvo de Arapiraca.
A quarta frente é do Partido Progressista (PP) que tem como principal liderança em Arapiraca o deputado estadual Tarcizo Freire com bons nomes de novos candidatos com chance de fazer dois entre três vereadores. No grupo está o filho do deputado Tarcizo Freire, Túlio Frente e o médico Nelson Brandão que este ano tenta retotnar a Câmara Municipal.